BOMBA: Gilmar Mendes diz que pode derrubar PEC que contesta decisões do STF no Congresso

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo TribunalFederal (STF), criticou nesta quarta-feira (8/11) a Proposta de Emenda àConstituição (PEC) que autoriza o Congresso a derrubar decisões da Suprema Corte, classificando-a como inconstitucional. A PEC propõe que o parlamentopossa reverter, por maioria, entendimentos do STF que “ultrapassem os limitesconstitucionais”.

O texto foi protocolado na Câmara com 175 assinaturas (quatro a mais que o necessário) e, segundo Mendes, remete a dispositivos presentes na Constituição de 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas.

Gilmar Mendes afirmou que, se a proposta foraprovada, o STF a considerará inconstitucional, destacando que o texto “não temboa origem” associada a esse tipo de dispositivo.

“Isso, se passar, obviamente que interpretaremos como inconstitucional. Essa ideia não tem boa origem. Isso é da ditadura Vargas, está na Constituição de 1937, que o povo costumou a chamar de polaca. Cassava-se decisão do Supremo por decreto, e, foi cassado. Então é bom ter essa lembrança, quando alguém for pensar nisso, saber que tem má história no constitucionalismo brasileiro”, disse durante um evento da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, na Câmara dos Deputados.

O Supremo enfrenta uma crise com o Congresso, sendo acusado de ultrapassar as atribuições constitucionais ao analisar e criar jurisprudência para casos que parlamentares avaliam como de responsabilidade do Legislativo. Entre as discussões mais recentes, estão pautas como o marco temporal para a demarcação de terras indígenas e a descriminalização da maconha.

Os congressistas reagiram às investidas do STF e passaram a propor pautas que alteram diretamente as atividades do Judiciário, como um mandato para ministros, modificações no tempo de pedidos de vista, entre outros.

Gazeta do Povo

FONTE: terrabrasilnoticias.com

https://terrabrasilnoticias.com/2023/11/bomba-gilmar-mendes-diz-que-pode-derrubar-pec-que-contesta-decisoes-do-stf-no-congresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.