Ônibus escolar cai em ribanceira e acidente fere 14 crianças, motorista e monitor

Acidente ocorreu na zona rural de Chã Grande. Prefeitura diz que maioria das vítimas foi atendida em unidade local antes de ser transferida para o Hospital da Restauração, no Recife.

Um ônibus escolar caiu numa ribanceira na tarde desta quarta-feira (23), deixando 16 pessoas feridas; entre elas, 14 crianças, o motorista do veículo e um monitor (veja vídeo acima). O acidente aconteceu na zona rural de Chã Grande, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os alunos têm idades entre 5 e 10 anos, segundo a Secretaria de Educação da cidade. Não houve registro de mortos ou vítimas com ferimentos graves.

Segundo informações da prefeitura, a maioria das vítimas teve ferimentos leves e foi atendida no hospital local. Cinco estudantes, que necessitavam de “atendimento especializado”, foram transferidos para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.

No início da noite desta quarta, a unidade informou que cinco crianças de 3 a 12 anos e um homem de 22 anos foram atendidos na Emergência do hospital.

Os estudantes passaram por exames e estão com quadro de saúde estável. O paciente adulto passou por avaliação e segue em observação, também com quadro estável.

No fim da tarde, a Secretaria de Educação de Chã Grande informou que todos os demais feridos atendidos no hospital da cidade estão sendo transferidos ao HR para fazer exames de imagem.

Como foi o acidente

Ao g1, o secretário de Educação de Chã Grande, Joel Gomes da Silva, contou que o ônibus tinha saído da Escola Laerte Pedrosa, na comunidade de Sítio Macacos, para deixar os estudantes nas casas onde moram, quando caiu da ribanceira, por volta das 12h20. A cidade fica a 84 quilômetros do Recife.

Segundo o gestor, o acidente ocorreu no fim do trajeto e, por isso, o ônibus, que normalmente transporta 29 alunos, estava com menos pessoas do que o habitual.

“Ele [o motorista] disse que escutou um barulho, perdeu o controle do veículo, e o veículo caiu na ribanceira”, informou o secretário Joel Gomes da Silva.

A gestão municipal informou ainda que os atendimentos foram realizados com o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das ambulâncias do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, Guarda Municipal e Defesa Civil.

O Samu informou que socorreu sete das 16 vítimas. Duas crianças de 10 anos, uma de 4 anos e outra de 5 foram levadas para o Hospital da Restauração, no Recife. Os outros estudantes, de 3, 6 e 10 anos, foram atendidos no hospital local.

O acidente será investigado pela Polícia Civil. “O que nos falta fazer é ouvirmos o motorista e as crianças que puderem ser ouvidas com a presença dos pais. E aí, colhendo todas essas informações, é que a gente pode adiantar alguma coisa. Por enquanto, a gente não pode adiantar o que causou esse acidente”, disse o delegado João Lins à TV Globo.

Ônibus escolar envolvido em acidente na zona rural de Chã Grande, Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

FONTE: G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/08/23/acidente-com-onibus-escolar-fere-criancas-motorista-e-monitor.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.