BOMBA: Nikolas Ferreira protocola ação contra Zanin no STF

Foto: Câmara

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou, nesta quinta-feira (1º/6), uma ação popular contra a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o parlamentar,  a escolha viola os princípios da moralidade e impessoalidade. “Lula quer emparelhar o STF, mas não aceitaremos”, afirmou Ferreira em um post no Twitter.

O anúncio feito por Lula nesta quinta-feira provocou diversas reações entre políticos da oposição e de apoiadores do presidente. Uma das críticas a Zanin é justamente a de que ele poderia não atuar de maneira técnica e impessoal durante sua atividade como ministro no STF, em razão de seu envolvimento com as ações da Lava-Jato e da proximidade com Lula, seu cliente durante anos.

Para ser confirmado no cargo de ministro do Supremo, Zanin precisa ser aprovado em sabatina realizada pelo Senado que ainda não há um prazo específico para que seja marcada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a sabatina na comissão, a indicação de Zanin será votada no plenário da Casa. Para ser aprovado, Zanin terá que ter o aval da maioria dos senadores, o equivalente a 41 votos — 50% mais um das 81 cadeiras da Casa.

FONTE: TERRA BRASIL NOTICIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.