Paulista volta a fazer testes de Covid, mas tem aglomerações e poucas fichas devido a profissionais de saúde doentes

Segundo a prefeitura, nos dois pontos em funcionamento, 150 fichas são oferecidas diariamente. Testagem tinha sido suspensa na segunda (24) devido à falta de insumos.

A prefeitura de Paulista, no Grande Recife, voltou a realizar testes de Covid-19 nesta quarta-feira (26) depois de dois dias com o estoque zerado (veja vídeo acima). Segundo a gestão municipal, a suspensão ocorreu na segunda-feira (24) devido à alta demanda pelos exames.

Às 4h30, as primeiras pessoas chegaram ao Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (Ceamp), em Arthur Lundgren I. Os funcionários do local disseram que começaram a distribuir 150 fichas às 6h e, às 7h, todas já tinham acabado.

“Fui no Ceamp para fazer o teste de Covid e, chegando lá, às 7h, já não tinha ficha nenhuma. E o informado no Instagram da prefeitura é que as fichas seriam entregues a partir das 8h e a testagem aconteceria a partir das 9h. Como é que, de 7h, já não tinha ficha alguma?”, disse a gráfica Catherine Costa, uma das pessoas que não conseguiram fazer testes.

Centro de testagem de Covid no Ceamp, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Centro de testagem de Covid no Ceamp, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Do Ceamp, ela e outras pessoas foram para o outro ponto de testagem de Paulista, no Ecoparque Paineiras. No local, também não havia mais fichas e logo na porta do prédio da testagem já havia aglomeração e pessoas sem conseguir a testagem.

A Secretaria de Saúde do município informou que recebeu, na terça-feira (25), 10 mil testes de Covid, mas a estratégia da prefeitura segue sendo de distribuir 150 fichas por dia porque nos dois pontos de testagem, 11 funcionários foram diagnosticados com Covid e precisaram ser afastados.

No Ecoparque Paineiras, por exemplo, somente dois funcionários estavam testando as pessoas. Com as reclamações, a prefeitura disse que pretende abrir mais um ponto de testagem no Shopping Janga, mas, mesmo assim, as equipes ainda estarão com menos funcionários.

Ecoparque Paineiras é um dos pontos de testagem de Covid-19 em Paulista, no Grande Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Ecoparque Paineiras é um dos pontos de testagem de Covid-19 em Paulista, no Grande Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

“Montamos uma estratégia para, nas quintas, sextas e sábados, fazermos um polo no Shopping Janga, à tarde, porque os mesmos profissionais que estarão trabalhando no Ecoparque Paineiras também estarão trabalhando na testagem no Shopping Janga”, declarou Andréa Melo, diretora de Vigilância Ambiental de Paulista.

O novo ponto de testagem vai funcionar, a partir das 16h da quinta-feira (27), no Shopping Norte Janga, localizado na Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, 2491, no Janga. No local, serão distribuídas cem fichas por dia.

Em Paulista, é preciso apresentar CPF e cartão de vacinação. Os moradores devem procurar o serviço apenas se estiverem com sintomas da doença, segundo a prefeitura.

Os pontos de testagem são os seguintes:

  • Ecoparque das Paineiras: Avenida Floriano Peixoto, em frente do Terminal Integrado Pelópidas Silveira;
  • Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (Ceamp): Rua Dr. José Mariano, S/N, Artur Lundgren I.

FONTE: G1 / https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/01/26/paulista-volta-a-fazer-testes-de-covid-mas-tem-aglomeracoes-e-fichas-acabam-rapido.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.