TARTARUGA-DE-PENTE DESOVA NA PRAIA DO JANGA

Na noite desse terça-feira (25) em mais um monitoramento costeiro do Instituto Meu Mundo Mais Verde, a equipe foi acionada para acompanhar desova de uma tartaruga de pente na praia do Janga.

De setembro a março, as tartarugas marinhas entram em seu período reprodutivo e se aproximam da costa para desovar.

Paulista, recebe as desovas em todas suas praias, nos locais que ainda é possível que esse animal incrível realize sua postura.

Segundo Herbert Andrade, Gestor Ambiental do IMMMV, “As cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção, das cinco , quatro desovam em Pernambuco. Todas constam no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).”

“O monitoramento costeiro é fundamental na costa da cidade do Paulista, pois, há um claro desmonte das políticas públicas ambientais por parte do poder público municipal, que se omite em aplicar medidas educativas contra descarte indevido de resíduos nas praias, se esquiva de fiscalizar ocupações e comércios irregulares e em desacordo com as leis, não toma nenhuma medida contra o lançamento de efluentes na praia e no mar, devastam áreas de vegetação de restinga, aterram manguezais e protegem muros e contenções físicas que ajudam a perder faixa de areia e provocam erosão costeira. Tartarugas Marinhas precisam das restingas e das faixas de areia preservadas.” Concluiu Herbert.

Se você avistar uma tartaruga na praia, não tente devolve-la ao mar, não toque ou se aproxime muito. Ela pode estar querendo desovar. Acione o instituto
@meumundomaisverde no instagram e as medidas protocolares serão adotadas.

FONTE: PAULISTAEM1LUGAR / https://www.instagram.com/p/CZMdP1POGMm/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.