Idosos ficam aglomerados em filas extensas para serem vacinados contra Covid-19 em Paulista

A vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos em Paulista, no Grande Recife, registrou filas extensas e aglomerações na manhã desta terça-feira (9). No Clube Municipal de Paratibe, integrantes desse grupo de risco da doença aguardavam a imunização sem distanciamento social.

O município não tem agendamento para a vacinação, diferentemente do que acontece em outras cidades da Região Metropolitana, como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

De acordo com a secretária executiva de saúde de Paulista, Sônia Arruda, essa estratégia foi adotada porque a prefeitura não identificou necessidade de fazer o agendamento.

   

“Funcionamos muito bem, inclusive nós chegamos até a ajudar outros municípios quando, na verdade, nós começamos a vacinar. Outros municípios tiveram dificuldades, a gente identificou e pessoas de outros municípios vieram e se vacinaram em Paulista. Então, na realidade, até então não sentimos a necessidade de fazer um agendamento”, afirmou.

Ainda segundo a secretária, equipes da Guarda Civil foram designadas para organizar os locais de vacinação na cidade.

Além do Clube Municipal de Paratibe, Paulista conta com outros três pontos de imunização: o Centro Administrativo da prefeitura, no bairro de Maranguape I; a Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no bairro do Janga; e a Unidade de Saúde da Família Ana Nery, no bairro de Maria Farinha.

Maria José, idosa que não informou a sua idade, contou que havia se deslocado até outro ponto na cidade, mas foi avisada de que a vacinação ocorreria no Clube Municipal de Paratibe.

“Eu cheguei aqui [no Clube Municipal] ia dar 8h. Mas só que eu já tinha ido para outro lugar umas 6h30, só que chegando lá disseram que não era e me mandaram pra cá”, disse.

O mesmo aconteceu com uma mulher que se identificou apenas como Maria. Ela estava acompanhando a mãe e relatou que também se deslocou para outro ponto de vacinação, onde foi informada de que deveria ir até o Clube Municipal de Paratibe.

“Desde 5h20, eu saí de casa, cheguei lá eram 6h e a fila já estava formada, eu era a vigésima. Minha mãe que era para ser uma das primeiras”, contou.

Ela afirmou, ainda, que estava preocupada devido à aglomeração de idosos no local. “Eu já falei várias vezes aqui, pedi pra todo mundo se distanciar. Mas os próprios guardas fazem com que eles fiquem mais próximos porque não tem espaço nem cadeiras para eles sentarem”, declarou.

No Plano Nacional de Imunização, os municípios ficaram responsáveis pelas estratégias das campanha em cada local. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que recomenda às cidades que o agendamento seja feito “para controle das doses que serão utilizadas por dia ou semana, ou a vacinação in loco/porta a porta”.

Em nota, a secretaria afirmou que “as atividades são organizadas pelos gestores municipais, que devem levar em consideração a realidade do seu território”.

De acordo com a prefeitura de Paulista, “não há previsão para agendamento das vacinações” e houve uma ampliação, nesta terça-feira (9), da quantidade de locais de vacinação de dois para quatro. O Clube Municipal de Paratibe foi um dos dois novos pontos de imunização.

FONTE: G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.