Secretaria de Educação abre inscrições para 40 cursos técnicos gratuitos com mais de 18 mil vagas; saiba como se inscrever

Oportunidades estão distribuídas em cidades de todas as regiões do estado, em formatos presencial e semipresencial.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco fica no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu inscrições para 40 cursos técnicos gratuitos. Há opções de turmas presenciais e semipresenciais. Ao todo, são oferecidas 18.209 vagas em cidades do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro, pela internet. As oportunidades são voltadas para estudantes que já concluíram ou estão cursando o ensino médio.

Os detalhes sobre todas as vagas e a lista de municípios podem ser consultados nos editais, disponíveis no site da secretaria.

Do total de vagas, 8.895 são ofertadas na modalidade presencial subsequente, formato direcionado a quem já concluiu o ensino médio. Segundo o edital, 80% das vagas devem ser ocupadas, prioritariamente, por estudantes egressos de escolas públicas.

Outras 9.314 oportunidades são na modalidade de Educação à Distância (EaD) semipresencial, voltada aos jovens que estiverem cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em 2024.

Para esses alunos, de acordo com a secretaria, existem 120 polos de apoio presenciais em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e em Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem).

Entre os cursos oferecidos, em todas as regiões do estado, estão:

  • Administração;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Design de interiores;
  • Design gráfico;
  • Enfermagem;
  • Logística;
  • Recursos humanos;
  • Secretaria escolar;
  • Segurança do trabalho;
  • Tradução e interpretação de libras.

Seleção em etapa única

Após a inscrição, a pessoa interessada em fazer o curso deve fazer uma prova objetiva, que será a única etapa do processo seletivo.

O teste, de caráter eliminatório, é realizado em formato remoto e contém 20 questões de múltipla escolha de português e matemática, com duração de uma hora.

O local, a data e o horário da prova são marcados pelo aluno no ato da inscrição. O resultado da seleção deve ser divulgado em 21 de dezembro.

As matrículas devem ser feitas no polo de apoio presencial, que será informado na lista dos aprovados, entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro.

FONTE: G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2023/11/28/secretaria-de-educacao-abre-inscricoes-para-40-cursos-tecnicos-com-mais-de-18-mil-vagas-saiba-como-se-inscrever.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.