Confira o que abre e o que fecha em Pernambuco no Dia de Finados (2)

Feriado altera funcionamento do comércio e repartições públicas

O Dia de Finados é celebrado nesta quinta-feira (2) em todo o Brasil. A data muda o funcionamento do comércio, repartições públicas, bancos e shoppings do Recife e Região Metropolitana.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), o comércio de rua de bairros e do centro da Capital pernambucana funcionarão de modo facultativo. 

A CDL Recife ressalta que a decisão foi acordada com o sindicato dos trabalhadores da categoria. Os shoppings abrirão em horário especial e os bancos estarão fechados.Comércio

Abertura e horário de funcionamento de lojas do Centro do Recife e bairros é facultativa, segundo a CDL Recife. Ou seja, cada lojista poderá optar por abrir ou não.Shoppings

Recife
Shopping Recife – 12h às 21h
RioMar Shopping – 12h às 21h 
Shopping Boa Vista – 11h às 19h
Shopping Tacaruna – 12h às 21h 
Plaza Shopping – 12h às 21h
Shopping ETC – 12h às 18h

Olinda
Shopping Patteo Olinda – 12h às 21h

Paulista
Paulista North Way Shopping – 12h às 21h
 
Camaragibe
Camará Shopping – 12h às 21h

Jaboatão dos Guararapes
Shopping Guararapes – 9h às 22h

Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – 9h às 22h
 
Igarassu
Shopping Igarassu – 12h às 20h
 
Moreno
Recife Outlet – 9h às 21h

Carpina
Shopping Carpina – 12h às 21h                        Bancos

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial ao público na quinta-feira (2), feriado de Finados, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A decisão segue a resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Os clientes e o público em geral podem utilizar os canais digitais dos bancos. Na sexta-feira (3), o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente. 

A Febraban ressalta que, tanto no sábado (4) quanto no domingo (5), as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.Detran-PE

Nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), localizada no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, as lojas do órgão instaladas nos shoppings e nos Expressos Cidadão, e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) estarão fechadas.

Na sexta-feira (3), também não haverá atendimento, em virtude da transferência do ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. No sábado (4), as lojas dos shoppings e nos Expressos Cidadão funcionam normalmente. Na segunda-feira (6), a sede, as lojas dos shoppings e nos Expressos Cidadão e as Ciretrans retornarão ao atendimento normal.

Repartições públicas

Governo de Pernambuco
Em virtude do Dia do Servidor, o Governo de Pernambuco determinou que o ponto facultativo, originalmente previsto para o sábado (28), fosse transferido para 3 de novembro. Assim, os servidores vão estender o descanso, que terá início em 2 de novembro. Funcionarão apenas os serviços essenciais.

Prefeitura de Olinda
No Dia de Finados, não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura de Olinda, e nem aulas na rede municipal de ensino. Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos para toda a população.

Quem precisar de suporte na área de saúde poderá contar com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; e o Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.

Os mercados públicos da cidade abrem normalmente, das 6h às 17h, e a coleta de lixo também será mantida em todos os bairros. A Diretoria de Iluminação manterá, em esquema diferenciado, uma equipe de plantão para agir em casos de eventualidades.

Prefeitura de Paulista
Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, os serviços da administração municipal sofrerão alterações na quinta-feira (2), devido ao feriado de Finados. Além disso, o feriado municipal do Dia da Consciência Evangélica, que seria nesta terça-feira (31), foi transferido para a sexta-feira (3).

Nos dois dias, funcionarão apenas alguns serviços essenciais, como recolhimento de lixo domiciliar, mercados públicos e atendimento de saúde.

Serão mantidos os atendimentos de urgência, como as atividades da Prontoclínica Torres Galvão (PTG); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tereza Noronha, no bairro do Janga, que estarão disponíveis 24 horas por dia.

A Prefeitura de Paulista ressalta que, no Dia de Finados (2), serão realizadas duas missas em memória dos falecidos. A primeira será uma campal, na frente do Cemitério Campo Santo São José, às 7h. A segunda missa será às 12h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro.

FONTE: FOLHA PE

https://www.folhape.com.br/economia/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-em-pernambuco-no-dia-de-finados/299050/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.