Estudantes e profissionais passam mal em escolas estaduais e são socorridos

Casos aconteceram em Paulista, no Grande Recife, e em Jaqueira, na Zona da Mata. Mais de 30 pessoas deram entrada em unidades de saúde.

Dezenas de estudantes e profissionais de ao menos duas escolas estaduais passaram mal, foram socorridos e levados para unidades de saúde nesta sexta-feira (1º), em Paulista, no Grande Recife, e em Jaqueira, na Zona da Mata. Nas duas escolas, as aulas foram suspensas. As pessoas sentiram náuseas e vomitaram.

📲 Compartilhe no WhatsApp

Os casos foram registrados na Escola Professora Maria Alves Machado, em Maranguape II, em Paulista, e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Pellegrino, em Jaqueira.

Em Jaqueira, 30 pessoas foram internadas no hospital com desidratação, diarreia e vômito, segundo a prefeitura. Todos foram medicados e três estudantes e uma professora permanecem em observação.

Em Paulista, segundo mães de estudantes, o problema aconteceu depois que uma canja foi servida. A filha da assistente de vendas Elaine Rodrigues, Graziella, de 16 anos, foi uma das pessoas que passaram mal.

“Ela disse que está com muita dor de estômago, dor de cabeça e vomitando muito. Também temos um vizinho que estuda na mesma escola e tem os mesmos sintomas. Ela disse que, logo depois de comer, alguns meninos começaram a vomitar. A escola ficou toda suja de vômito. Decidimos levá-la para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista”, disse.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer estudantes em Paulista e registrou o caso como “intoxicação exógena”. Ao menos três ambulâncias foram encaminhadas ao local.

g1 teve acesso a um comunicado enviado pela gestão aos pais e responsáveis de alunos dessa escola. A mensagem afirma que houve “motivo de clima escolar e instabilidade ocasionado por mal estar de alguns estudantes a ser averiguado”. Disse, também, que órgãos responsáveis foram comunicados para fazer análise.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) disse que está investigando os dois casos e que as nutricionistas das Gerências Regionais de Educação (GREs) responsáveis pelas escolas foram acionadas para verificar a merenda.

Em Paulista, a SEE disse que não foram encontradas irregularidades e, além disso, parte dos socorridos não teria se alimentado da merenda. Em Jaqueira, a secretaria informou que uma inspeção é realizada para verificar “uma possível irregularidade”.

Nas duas escolas, a SEE disse que as caixas d’água e os bebedouros estão com a manutenção em dia e que a análise dos alimentos é feita regularmente pelas equipes de nutrição.

Por fim, a secretaria afirmou que vai marcar reuniões com os familiares e responsáveis pelos estudantes e programar a reposição das aulas perdidas para não prejudicar o calendário letivo.

FONTE: G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/09/01/estudantes-passam-mal-em-escolas-estaduais-e-sao-socorridos.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.