Bradesco faz alerta e preocupa clientes

Uma recente decisão dos executivos do Bradesco irá afetar principalmente aos clientes de baixa renda. Veja mais

Na última semana, o Bradesco anunciou que seu lucro recorrente de outubro a dezembro de 2022 teve uma queda de 76% quando comparado ao mesmo período de 2021. Diante disso, executivos da instituição admitiram que a situação é decorrente de uma falha do próprio banco.

“Devíamos ter restringido mais cedo nossa política de crédito”, afirmou Octávio de Lazari, presidente-executivo do Bradesco. Além disso, o executivo disse que o Bradesco disponibilizou mais empréstimos do que deveria desde 2020, durante a pandemia, quando o juros estava em 2% ao ano, resultando na alta da inadimplência que vem impactando o banco.

Inadimplência

À vista disso, no terceiro trimestre de 2022, o índice de inadimplência para empréstimo acima de 90 dias no Bradesco aumentou 0,4 ponto percentual quando comparado com o terceiro trimestre do ano anterior. Além disso, houve uma piora nas dívidas vencidas entre 15 a 90 dias. Contudo, de acordo com Lazari o banco já tem tomado medidas para resolver a situação, começando por uma postura mais seletiva.

Dessa forma, o executivo afirmou que, em 2023, a instituição financeira vai dar prioridade a operações com garantias e clientes com perfil de menor risco. No entanto, Lazari admitiu que, ao adotar um perfil mais conservador, as receitas do Bradesco podem ser afetadas.

Medidas

Entretanto, o CEO disse que é possível equilibrar o crescimento entre as diferentes variáveis, como carteiras do banco, taxas mais elevadas e menos concessões de cartão de crédito, por exemplo, tudo isso com o intuito de frear a inadimplência, que deve acontecer no terceiro trimestre deste ano.

Ademais, ainda segundo o presidente-executivo, no final de 2024, o Bradesco deverá ter novamente um retorno sobre o patrimônio de cerca de 18% por meio da geração recente de melhor qualidade e a normalização gradual do custo de capital.

Todavia, os analistas não estão tão otimistas em relação ao futuro do banco. “A margem financeira líquida e as altas despesas com provisões provavelmente manterão os ROEs abaixo do custo de capital em 2023 e 2024”, afirmou o Itaú BBA, sugerindo que o Bradesco não deve apresentar números melhores nos próximos dois anos.

FONTE: SEU CREDITO DIGITAL / https://seucreditodigital.com.br/bradesco-faz-alerta-e-preocupa-clientes/

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