Pernambuco tem 123 desalojados e 44 desabrigados após chuvas; veja balanço

Central de Operações da Codecipe registrou um total de 90 ocorrências de quinta a segunda-feira

Balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no final da manhã desta segunda-feira (7), contabiliza 123 pessoas desalojadas e 44 desabrigadas no Estado após a chuvas que caem em cidades do Interior desde a última quinta-feira (3).

A Central de Operações da Codecipe registrou um total de 90 ocorrências de quinta a segunda-feira. O órgão monitora a situação no Estado desde o primeiro aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ainda na quinta.

As maiores chuvas nas 24 horas contadas até 11h foram: Quipapá 118mm; Canhotinho 113mm; Palmares 107mm, Jaqueira 106mm, São Benedito do Sul 97mm; Lagoa dos Gatos 94mm; Bezerros 86mm; e Bonito 30mm.

Na cidade de Jaqueira, na Mata Sul, foram registrados deslizamentos de terra e alagamentos, no centro. Não houve vítimas. O município contabiliza 55 desalojados. Em Palmares, houve inundação, no bairro de Japaranduba.

No Agreste, houve inundações, com 37 pessoas desalojadas, no município de Bezerros nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário. 

No Sertão, há 35 desabrigados e 12 desalojados na cidade de Petrolina, onde houve 73 pontos de alagamento nos bairros mais baixos. Em Parnamirim, houve alagamentos e queda de muro de alvenaria – na cidade, foram registrados nove desabrigados e 19 desalojados. 

Uma ponte na PE-170, em Canhotinho, teve a cabeceira danificada. Uma equipe do DER-PE foi enviada ao local para restabelecimento dos serviços, mas não há riscos. Um deslizamento de terra provocou uma interdição parcial no quilômetro 144 da BR-104, em Quipapá, na Zona da Mata Sul.

A Defesa Civil  segue acompanhando a situação em todo Estado e orienta a população que siga as orientações da Defesa Civil de seu município e caso seja necessário entre em contato com a mesma, ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. 

A Codecipe permanece em alerta 24h através da Central de Operações pelos telefones 199 ou 3181-2490.

Rios em alerta
rio Panelas, em Belém de Maria; e o rio Canhotinho, em Canhotinho, estão em cota de alerta, mas com tendência a descer. O rio São Benedito do Sul, continua em cota de inundação e com tendência estável. Os demais rios da região da Mata Sul tiveram elevação, mas se a chuva parar, eles não devem subir mais.

Previsão do tempo
A previsão da Apac para esta segunda-feira indica tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte, tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada na Mata Sul

No Agreste, o tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. Já no Sertão, tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.

FONTE: FOLHA PE / https://www.folhape.com.br/noticias/pernambuco-tem-123-desalojados-e-44-desabrigados-apos-chuvas-veja/246093/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.