Gratuidade nos ônibus da Região Metropolitana do Recife está garantida neste domingo (30) de eleição

Decisão do CSTM foi oficializada na manhã desta terça-feira (25)

A gratuidade do transporte de passageiros nos ônibus do Grande Recife neste domingo (30), segundo turno das eleições deste ano, foi oficializada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), no Recife. 

A gratuidade é válida das 6h às 19h deste domingo, quando, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, estarão circulando quase 1.230 ônibus das mais de 350 linhas disponíveis na Região Metropolitana. Estão programadas mais de 13 mil viagens.

Para liberar a catraca, os passageiros que utilizam o VEM deverão aproximar o cartão dos validadores normalmente, no entanto a tarifa não será descontada. Já os passageiros que não utilizam o cartão devem solicitar a liberação ao motorista. 

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca,reforça a importância da medida para que os pernambucanos tenham garantido o seu direito. “Houve (no primeiro turno) uma taxa de abstenção em torno de 20% no Brasil e aqui, em Pernambuco, não foi diferente. Em um momento de dificuldade financeira, muitas pessoas deixam de ir a votação pois não podem arcar com o custo do transporte.”

O direito à gratuidade para o transporte coletivo no segundo turno foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal na última terça-feira (18), cabendo a estados, municípios e empresas de ônibus decidirem pela adoção da medida. 

Em Pernambuco, o Passe Livre terá o custo de cerca de R$ 1,2 milhão para os cofres públicos. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o metrô, que está sob gestão do Governo Federal, não vai aderir à gratuidade. 

FONTE: FOLHA PE / https://www.folhape.com.br/noticias/gratuidade-nos-onibus-da-regiao-metropolitana-do-recife-esta-garantida/244635/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.