Vinte e oito nomes já fecharam com Raquel Lyra para o segundo turno

Apoios de líderes de diversos partidos mostram que candidatura une estado

Nos primeiros dias depois do primeiro turno das eleições, lideranças de diversos partidos já começaram a declarar apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco para o segundo turno.

São, até agora, 28 nomes que incluem deputados, prefeitos, vereadores e outros de peso do cenário político local, com ou sem mandato. Dentre os apoiadores de Raquel estão os prefeitos Nicinha Melo (MDB), de Tabira; Gilvandro Estrela (União Brasil), de Belo Jardim; Zé Maria (União Brasil), de Cupira; Marcelo de Alberto (PSD), de Inajá; e Keko do Armazém (PL), do Cabo de Santo Agostinho.

Todos dizem não ter dúvidas que a mudança está representada por Raquel, por sua capacidade de liderança, experiência, propostas e resultados já apresentados como gestora pública. Dentre os apoiadores à candidatura da tucana, cinco são prefeitos do PSB de municípios do interior do Estado: Ruben Lima Barbosa, de Panelas; Orlando José, de Altinho, Josué Mendes, de Agrestina; Gustavo Adolfo, de Bonito; e Anchieta Patriota, de Carnaíba.

Segundo uma fonte socialista, entre os prefeitos que compõem a Frente Popular, a maioria é favorável à candidata tucana. “O nosso segmento mais municipalista, talvez até pelo fato de Raquel ter sido prefeita de Caruaru, já se posicionou dessa forma. Mas vamos ouvir muito mais gente”, explicou.

Outro ponto que pode influenciar nessa posição é a eleição nacional. Isso porque o PSDB nacional liberou os diretórios estaduais para escolherem entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Portanto, o que estaria na mesa hoje é o PSB apoiar Raquel e Lula ficar neutro na eleição local – tirando de Marília Arraes (Solidariedade) o seu principal cabo eleitoral que é o próprio petista. Segundo Danilo Cabral (PSB), candidato da Frente Popular no primeiro turno, mesmo que a candidata do Solidariedade receba alguns apoios de socialistas, o partido deverá ter uma posição clara.

“O PSB nunca teve vocação para a neutralidade”, ressaltou. Ele também conta que conversou com Lula na última segunda-feira (3) pelo telefone: “Lula está animado! Vamos ampliar os votos, ampliando a vitória em Pernambuco”, afirma. O candidato do União Brasil no primeiro turno, Miguel Coelho, que definiu seu apoio logo a Raquel logo depois do resultado do pleito, no último domingo, vem trabalhando para concretizar que todos os seus apoiadores sigam nessa mesma linha. Na terça-feira ele informou, por exemplo, que a oposição no município de Tupanatinga, liderada por Diego Minervino e a vereadora Gilsa Teixeira, aderiu à campanha da candidata tucana. O apoio, segundo ele, representa um palanque importante na cidade, já que o grupo foi decisivo para garantir que Miguel fosse o candidato mais votado no primeiro turno em Tupanatinga, com 34% dos votos.

Abaixo, alguns nome que já declararam publicamente o apoio a Raquel e Priscila:

Keko do Armazém (PL) – Cabo de Santo Agostinho

Pel Lages (Cidadania) – Prefeito de São Jose da Coroa Grande

Diogo Lima (MDB) – Prefeito de Barra de Guabiraba

Ruben Lima Barbosa (PSB) – Prefeito de Panelas

Cassiano (Republicanos) – Prefeito de Condado

Erivaldo Chagas (Republicanos) – Prefeito de Lajedo

Carlinhos da Pedreira (PP) – Prefeito de Barreiros

Orlando José (PSB) – Prefeito de Altinho

Josué Mendes (PSB) – Prefeito de Agrestina

Nicinha Melo (MDB) – Prefeita de Tabira

Gustavo Adolfo (PSB) – Prefeito de Bonito

Orlando José (PSB) – Prefeito de Altinho

Anchieta Patriota (PSB) – Prefeito de Carnaíba

Zé Maria (União Brasil) – Prefeito de Cupira

Marcelo de Alberto (PSD) – Prefeito de Inajá

Jeferson Timóteo (PP) – Deputado eleito
 
Gercinho Filho (PTB) – Vereador de Garanhuns

Gilvandro Estrela (União Brasil) – Prefeito de Belo Jardim

Cleber Chaparral (União Brasil) – Deputado estadual eleito

Ronaldo Lopes (PSC) – Vereador do Recife

Tiago Pontes (Republicanos) – Primeiro suplente de deputado estadual

Dr. Junior (Podemos) – Presidente da Câmara de Vereadores Santa Terezinha

Tássio Bezerra – Ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde

Soldado Zeferino (União Brasil) – Presidente da Câmara de Abreu e Lima

Zé Negão (Podemos) – Ex-candidato a deputado federal

Elias Gomes – Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes

Edberto Quental – Ex-prefeito de Condado

FONTE: FOLHA PE / https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/vinte-e-oito-nomes-ja-fecharam-com-raquel-lyra-para-o-segundo-turno/33517/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.