Quem cuida do pai acaba ganhando uma parte maior da herança?

Os bens deixados pelos pais, devem ser divididos igualmente entre os filhos. Sendo que metade do patrimônio do falecido fica para o cônjuge

Embora seja comum um dos filhos assumir uma maior responsabilidade no cuidado dos pais, quando se trata de herança é considerado o que a lei determina. Portanto, os bens deixados pelos pais devem ser divididos igualmente entre os filhos. Ademais, metade do patrimônio do falecido fica para o cônjuge ou companheiro, caso haja.

Herança

Dessa forma, quando o falecido não deixa testamento, ou quando é nulo ou contestado pelos herdeiros, esta regra é aplicada. Contudo, o autor da herança, mesmo assim, deve dispor apenas 50% livremente, pois a outra metade deve ser destinada aos herdeiros necessários.

Portanto, esses 50% o autor pode deixar para quem quiser, podendo até mesmo doar para instituições de caridade, beneficiar alguma pessoa, ainda que não seja parente, entre outras finalidades.

Entretanto, se o falecido não tiver deixado testamento, os bens serão divididos entre os herdeiros de forma igualitária. Porém, há exceção, caso alguém queira abdicar da herança por vontade própria, quando o falecido ainda em vida já havia deserdado, ou por decisão judicial que considere o herdeiro indigno.

FONTE: SEU CREDITO DIGITAL / https://seucreditodigital.com.br/quem-cuida-do-pai-acaba-ganhando-uma-parte-maior-da-heranca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.