CPRH divulga informe semanal da balneabilidade das praias pernambucanas

A Agência Estadual de Meio Ambienta (CPRH) divulgou o resultado das análises laboratoriais para balneabilidade, que identificam se as praias estão próprias ou impróprias para o banho. São 11 pontos de praias impróprios, localizados nos municípios do Recife, Itamaracá, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Tamandaré. É o primeiro boletim de balneabilidade emitido pela CPRH com as análises das amostras processadas nas novas instalações do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, inaugurado no inicio do mês de março/22.

De acordo com os resultados das análises, no Recife a população deve evitar o trecho da praia do Pina localizado nas proximidades do Cassino Americano. Em Itamaracá, o banho deve ser evitado em frente à Igreja do Pilar. Na cidade do Paulista foram detectados três locais: em Maria Farinha (em frente ao Cabanga Iate Clube) e na praia do Janga (em frente às ruas Claudio S Bastos e Betânia).

Na cidade de Olinda os pontos impróprios ficam nas praias do Carmo (por detrás dos Correios) e na dos Milagres (em frente à praça do mesmo nome). Em Jaboatão dos Guararapes o estudo apontou três trechos onde deve ser evitado pela população: na praia de Candeias (nos pontos em frente ao conjunto residencial Candeias II e ao Restaurante Candelária) e na praia de Barra de Jangadas (em frente ao Nº 1080, antiga Marina dos Mares).

Já no município de Tamandaré, o banho deve ser evitado em frente à estátua que fica na Rua Nilo Gouveia Filho. Os outros trechos monitorados foram considerados próprios ao banho de mar.Segundo a gerente do laboratório, Andréa Shirley Xavier da Silva, a amostragem é feita semanalmente e as análises são realizadas conforme o estabelecido pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater para coliformes termotolerantes.

 “A classificação das praias é baseada no que estabelece a Resolução Conama nº 274/00, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade. O critério de enquadramento baseia-se nas concentrações de coliformes termotolerantes em um conjunto de amostras de cinco semanas consecutivas ou em cinco amostragens com intervalo mínimo de 24 horas entre elas”, pontuou.  O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco, atualmente, conta com 50 pontos de amostragem distribuídos em onze municípios do litoral pernambucano.

Pausa – Por conta da inauguração e mudança para o novo prédio do laboratório, ocorrida no mês de março, a CPRH interrompeu a divulgação semanal da balneabilidade, desde o final do mês de fevereiro. A partir desta semana, a divulgação voltará à sua normalidade, com informativos sendo publicados ás sextas-feiras, no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.