Mais de 600 ligações clandestinas de energia são removidas em operação na orla do Janga, em Paulista

Ação foi realizada pela Neoenergia, em parceria com a PM. Segundo concessionária, quantidade de energia desviada daria para abastecer 60 casas por 30 dias.

Mais de 600 ligações clandestinas de energia elétrica foram removidas durante uma operação realizada na orla do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Segundo a Neoenergia, concessionária do setor de eletricidade, essas gambiarras eram usadas por comerciantes da área.

A ação ocorreu no sábado (5) e contou com o apoio da Polícia Militar. Por meio de nota, a concessionária informou que foram recuperados 18.000kW/h. Essa quantidade seria suficiente para abastecer 60 residências por 30 dias.

A Neoenergia, antiga Celpe, disse que as ligações clandestinas “provocavam riscos de acidentes, além de impactar diretamente na qualidade do fornecimento de energia para toda a região”.

A ação do sábado, disse a empresa, foi motivada por uma denúncia enviada pelas redes sociais. Imagens mostram muitos fios no chão. Também é possível observar equipamentos usados de forma irregular na área.

Equipamentos usados em ligações clandestinas de energia foram flagrados em Paulista, no Grande Recife  — Foto: Neoenergia/Divulgação

Equipamentos usados em ligações clandestinas de energia foram flagrados em Paulista, no Grande Recife — Foto: Neoenergia/Divulgação

O roubo de energia é crime e os responsáveis estão sujeitos a penalidades previstas no Código Penal. As denúncias podem ser feitas para a concessionária, por meio do telefone 116. Não precisa se identificar.

A ação do Janga foi a terceira realizada pela empresa para recuperar energias, em dez dias. As duas anteriores ocorreram na lanchonete Jader Burguer’s, na Zona Oeste, e na casa de eventos Seu Visconde, na Zona Sul. Nos dois casos, houve flagrante de roubo de energia.

Equipes da Neoenergia e PM participaram de operação contra ligações clandestinas de energia, no Janga, em Paulista.. no Grande Recife  — Foto: Neoenergia/Divulgação

Equipes da Neoenergia e PM participaram de operação contra ligações clandestinas de energia, no Janga, em Paulista.. no Grande Recife — Foto: Neoenergia/Divulgação

Nos três casos, juntos, foram recuperados 300.000 kW/h de energia. Isso seria suficiente para atender 1.860 clientes por um mês.

O g1 entrou em contato com a PM para saber se alguma pessoa tinha sido presa, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

FONTE: G1 / https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/02/06/mais-de-600-ligacoes-clandestinas-de-energia-sao-removidas-em-operacao-na-orla-do-janga-em-paulista.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.