Fim do racionamento e redução no rodízio de água beneficiam 250 mil moradores do Grande Recife; veja locais

Aproximadamente 250 mil pessoas que moram em OlindaPaulistaIgarassu e Abreu e Lima, no Grande Recife, passam a ser beneficiadas pelo fim do racionamento de água e redução do rodízio de abastecimento, a partir desta segunda-feira (16).

Aproximadamente 250 mil pessoas que moram em OlindaPaulistaIgarassu e Abreu e Lima, no Grande Recife, passam a ser beneficiadas pelo fim do racionamento de água e redução do rodízio de abastecimento, a partir desta segunda-feira (16).

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a mudança ocorre devido a uma melhora no acumulado pela Barragem Botafogo, que abastece essas áreas.

Em parte dos bairros de Olinda (confira detalhes mais abaixo), os moradores são beneficiados com o fim do racionamento e passam a ter água todos os dias. Em outras localidades da cidade, há a redução do rodízio.

Redução de rodizio de água beneficia 250 mil pessoas no Grande Recife

De acordo com a diretora regional da Compesa, Nyadja Menezes, o fim do racionamento é consequência das fortes chuvas que atingiram o Grande Recife em agosto, inclusive causando deslizamento de barreiras e uma série de transtornos (veja vídeo acima).

“O sistema de Botafogo, que é responsável por toda essa área norte, está com cerca de 46% da sua capacidade total. No início de janeiro, ele estava em pré-colapso. Na ocasião, estávamos com 4,5%. As chuvas foram positivas”, afirmou.

O calendário de abastecimento, por região e endereço, pode ser acessado no site da Compesa. Em Olinda, 138 mil pessoas são contempladas com a mudança, o que equivale a cerca de 35% dos moradores da cidade. A redução no rodízio ocorre em partes dos seguintes bairros:

 

  • Rio Doce;
  • Jardim Atlântico;
  • Jardim Fragoso;
  • Ouro Preto.

 

Em outras áreas de Olinda, onde houve intervenções anteriores da Compesa, com a implantação de novas tubulações, registros e válvulas para controle da pressão, a água passa a chegar às torneiras todos os dias. São nestas localidades:

 

  • Parte de Rio Doce;
  • Parte de Jardim Atlântico;
  • Casa Caiada;
  • Bairro Novo;
  • Parte de Ouro Preto.

 

Ainda segundo a Compesa, também têm redução do rodízio de água moradores de bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.

Em Paulista, o novo calendário contempla o Centro e algumas áreas de Arthur Lundgren. Esses locais passam a ter rodízio de dois dias com água e seis dias sem. No Janga, os moradores passam a contar com três dias com água e cinco dias sem.

Em Igarassu, a localidade de Cruz de Rebouças tem redução do rodízio, passando para dois dias com água e seis dias sem. Em Abreu e Lima, no Centro, em Caetés Velho e Timbó, é aplicado o calendário de um dia com água e três dias sem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.