Projeto doa próteses auditivas a pessoas em situação de vulnerabilidade em Paulista

A Igreja do Amor de Paulista realizou o encaminhamento de 30 pessoas para a ação

O projeto social “Sons do bem” inicia, nesta semana, a fase de  triagem para pessoas com perda de audição no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Como intuito, a ação visa A distribuir aparelhos auditivos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Inicialmente, aquelas com perdas de audição terão acompanhamento profissional, exames e, então, caso seja necessário, receberão as próteses. 
 
A Igreja do Amor de Paulista, que firmou parceria com a ação, selecionou 30 pessoas carentes da cidade para triagem, que será realizada estas quarta (28) e sexta-feiras (30). 
 

A ação é possibilitada pela Audivida, empresa de referência no ramo de próteses auditivas. A empresa vai investir cerca de R$ 60 mil na ação, entre consultas e doação de aparelhos. Além disso, os pacientes que receberem as próteses serão acompanhados por profissionais por um ano.

Cryslaine Fontes, de 23 anos, uma das selecionadas, convive com a surdez desde os dois anos de idade. Ela conta que se sente dependente, precisando de ajuda para fazer atividades simples, como sair de casa. Durante a pandemia, as dificuldades de interação e sociabilização aumentaram – por conta da obrigatoriedade do uso da máscara para evitar a disseminação da Covid-19, Cryslaine não consegue fazer a leitura labial.

A jovem relata que, desde a infância, sofre preconceito e o que a mais deixa triste é não poder ouvir as vozes dos três filhos. A dona de casa mora com as crianças e o marido, que mantém a família com trabalhos esporádicos. Segundo ela, a renda familiar é instável, não permitindo a aquisição de aparelho auditivo.

Dona Neuza Maria dos Santos, de 72 anos, também encontra no orçamento apertado a principal dificuldade para adquirir um aparelho que, segundo ela, faria uma grande diferença em sua vida. A idosa mora com duas filhas e uma neta. A família se mantém com um salário mínimo.

A perda de audição começou há cerca de dez anos e ocorreu de forma gradativa. Ela conta que, em alguns momentos, não consegue se comunicar, pois não ouve o que as outras pessoas falam. 

Serviço:
Triagem do projeto social Sons do bem
Quando: Quarta-feira, 28, e sexta-feira, 30, das 8h às 12h.
Onde: Área externa da Igreja do Amor de Paulista. (Endereço: PE-022, 777 – Nobre, Paulista)

FONTE: FOLHA PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.