Dia de Corpus Christi vai ser feriado em Pernambuco? Veja o que abre e o que fecha no Estado na quinta (3)

Este ano, o feriado de Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira (3)

Tradicionalmente, em Pernambuco, o feriado de Corpus Christi, que é celebrado na próxima quinta-feira (3) no Brasil, é substituído pelo do São João, no dia 24 de junho. No entanto, por mais um ano, devido à pandemia da covid-19, os festejos juninos não serão realizados. Sendo assim, como ficará o funcionamento do comércio, bancos e outros serviços no Estado? 

Conforme divulgado na edição de sábado (29) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, “será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta o dia 03 de junho de 2021”. Segundo o anúncio, “a exceção será para serviços cujo funcionamento seja indispensável”. 

Bancos

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi (3). Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira (4) o expediente é normal.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.  

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira (4). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Decreto em vigor

O Governo de Pernambuco determinou algumas restrições para macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades das Zonas da Mata Norte e Sul, como forma de controlar o avanço da covid-19. Apenas atividades essenciais, que agora estão sendo chamadas pelo governo de “atividades permitidas”, poderão funcionar nos finais de semana e feriados enquanto vigorar o decreto estadual – de 26 de maio até 6 de junho. Entre elas, segundo o governo, estão padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias.

De acordo com o decreto, praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, não poderão funcionar nos sábados, domingos e feriados, no Grande Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. Os restaurantes só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery.  

Equipamentos como parques e ciclofaixas destinadas a atividades de lazer ou recreativas, no Grande Recife e Zona da Mata, também estão proibidos. 

As igrejas, templos e demais locais de culto podem ficar abertas nos finais de semana para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas apenas de forma virtual, sem público. 

No entanto, por não se tratar de um feriado oficial no Estado, o Governo de Pernambuco ainda não esclareceu se o decreto irá ter impacto no dia 3 de junho. 

FONTE: RADIO JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.