Deslizamentos de barreiras deixam feridos leves e desalojados e provocam danos no Grande Recife

Por causa das fortes chuvas que caíram nesta quinta (13), municípios do Grande Recife registraram deslizamentos de barreiras, segundo as prefeituras. Ocorreram acidentes em encostas de PaulistaOlinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Os desabamentos deixaram duas pessoas com ferimentos leves, desalojados e provocaram danos materiais.

Nas cidades da Região Metropolitana, ocorreram muitos transtornos, desde a madrugada, com alagamentos em ruas e avenidas. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), que havia emitido alerta para chuvas na quarta (12), afirmou nesta quinta que deve continuar chovendo forte.

Uma das principais ocorrências, segundo a a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) foi em uma área entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Uma barreira caiu sobre várias casas e uma mulher teve ferimentos leves.

Esse acidente, também confirmado pela prefeitura, ocorreu na Rua das Araras, em Jardim Monteverde. A encosta atingiu as residências, de acordo com o coordenador da Codecipe, major George Vitoriano.

Barreira desabou no bairro de Jardim Paulista Alto, em Paulista, no Grande Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação

Barreira desabou no bairro de Jardim Paulista Alto, em Paulista, no Grande Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação

Uma das moradoras da área, a ambulante Caroline dos Santos, disse que teve arranhões nos braços e nas pernas após o deslizamento.

“Consegui tirar meus filhos, de 2 e 4 anos. O problema é que a barreira está muito perto da minha casa e das outras na vizinhança”, afirmou, ao G1, por telefone.

De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil esteve no local e, de imediato, interditou dois imóveis que foram atingidos pelo deslizamento de barreira.

“Outros cinco imóveis serão novamente vistoriados amanhã, visto que os proprietários não se encontravam no local quando do atendimento à ocorrência junto à Defesa Civil”, informou a administração municipal, em nota.

A orientação do órgão foi para que as pessoas buscassem acolhimento em casa de parentes, até a nova vistoria.

Ainda de acordo com a prefeitura, houve outro deslizamento com registro de ferimentos leves, em Sucupira. Também por meio de nota, a administração municipal disse que o fato aconteceu na Rua Maria do Socorro Uchôa. “Uma criança sofreu ferimentos leves”, informou o comunicado.

 

Paulista

 

Em Paulista, uma barreira desabou no bairro de Jardim Paulista Alto. De acordo com a Defesa Civil do município, três casas tiveram danos parciais e foram interditadas. Não houve registro de feridos.

A Defesa Civil de Paulista afirmou que foi acionada pela população do bairro de Jardim Paulista Alto para verificar a situação de uma barreira. Ao chegarem ao local, perceberam o risco e, com isso, as famílias das três residências foram retiradas.

Barreira desabou e três casas foram interditadas em Paulista, no Grande Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação

Barreira desabou e três casas foram interditadas em Paulista, no Grande Recife, nesta quinta-feira (13) — Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação

Segundo informe emitido pela Apac às 11h, choveu 101,34 milímetros em Paulista nas últimas 24 horas. O posto de monitoramento em Maria Farinha, na mesma cidade, registrava já 160 milímetros de chuva em 24 horas, até as 13h30.

 

Camaragibe

 

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Camaragibe, Kátia Marsol, três famílias ficaram desalojadas depois de um deslizamento de barreira, no bairro de Areeiro.

Também houve dois desabamentos de muros em Tabatinga e no Vale das Pedreiras. “Tivemos, ainda, 12 pequenos desmoronamentos de encostas”, afirmou.

A Prefeitura de Camaragibe disponibiliza telefones para que a população entre em contato em casos de emergência: 2129-9564, das 7h às 19h, 153 (plantão 24 horas) e 99945-3015 (durante a noite, sábados, domingos e feriados).

 

Olinda

 

A Defesa Civil de Olinda informou que houve um deslizamento de parte de uma barreira e parte de um muro de contenção na Rua Bernardino de Melo, em Águas Compridas. A administração municipal disse que ninguém ficou ferido.

A equipe da Defesa Civil isolou a área e está no local neste momento, realizando a remoção dos materiais. A Defesa Civil pode ser acionada através do número 08002812112.

 

Ipojuca

 

Segundo a prefeitura de Ipojuca, houve alagamentos no Centro e em Porto de Galinhas. Em Rurópolis, o município registrou um deslizamento de terra, em uma área sem residências.

Logo cedo, moradores da Rua Paulista, em Arthur Lundgreen 1, enfrentaram dificuldades para sair de casa. Alguns carros ficaram no meio da via alagada. Em bairros como Janga e também no Centro, foram registradas mais ruas alagadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.