Roubo de energia é descoberto em 94 apartamentos de conjunto habitacional em Paulista

O roubo de energia foi descoberto durante uma fiscalização em um conjunto habitacional, em Jardim Paulista, no Grande Recife, nesta segunda (26). Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), uma rede clandestina abastecia 94 dos 135 apartamentos.

A instalação estava ligada diretamente à rede da empresa, sem passar pelos contadores das residências. Isso configura roubo de energia, segundo a Celpe.

Além disso, as equipes encontraram um depósito com vários equipamentos semelhantes aos utilizados pela companhia.

“Um Boletim de Ocorrência foi aberto para que a polícia possa investigar a origem e a utilização dos produtos”, informou a Celpe, por meio de um comunicado.

Procurada pelo G1, a Polícia Civil informou que ainda não havia sido registrado o Boletim de Ocorrência, até a última atualização desta reportagem.

Também por meio de nota, a empresa disse que a ação foi realizada após a identificação de possíveis desvios de energia nos nove blocos do condomínio, durante uma vistoria prévia.

Assim, 14 equipes participaram da ação e confirmaram os desvios. Os funcionários da empresa também regularizaram o fornecimento de energia.

O roubo de energia é crime. Quem pratica essa infração está sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal.

A pena é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referente ao período fraudado acrescidos de multa.

A empresa disse que a ligação clandestina foi retirada e o consumo das unidades passou a ser totalmente o medido.

“Os clientes que foram flagrados cometendo furto de energia poderão pagar até 36 meses retroativos, além de responder judicialmente”, informou o comunicado.

Além de provocar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

A Celpe distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. A empresa tem 3,6 milhões de clientes.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.