Principais praias de PE têm comércio proibido no réveillon, contudo, orlas não serão fechadas

Com a proximidade do réveillon, cidades litorâneas de todo o país vêm adotando medidas preventivas e restrições para tentar evitar aglomerações e, com isso, a disseminação em massa da Covid-19. No Recife, as atividades comerciais da orla serão liberadas até às 17h do dia 31, sendo retomadas às 6h do dia 1º de janeiro. Assim como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda também adotarão o mesmo horário de funcionamento do comércio na orla, além das três cidades partilharem das restrições de não ser permitida a instalação de toldos, tendas, mesas, cadeiras e guarda-sol, nem uso de caixas térmicas e similares na faixa de areia e calçadão, durante o mesmo período. Contudo, diferente de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, as principais praias de Pernambuco não terão a orla fechada, sendo permitido a entrada de grupos na faixa de areia durante o réveillon.
 
No badalado litoral norte pernambucano, onde estão localizados Porto de Galinhas, Serrambi, Maracaípe, Muro Alto e demais praias do município de Ipojuca, assim como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, também não poderão ter comércio, cadeiras, mesas, tendas, coolers e sons durante réveillon na orla. As regras e restrições foram divulgadas na tarde desta terça-feira (29). Em relação ao comércio ambulante, a prefeitura de  Ipojuca informou que já existe o Decreto municipal nº 485/2018 que regulamenta o comércio na orla de Ipojuca, permitindo o funcionamento das 6h às 18h. 
 
Sobre os polêmicos festejos que vem ocorrendo nas famosas praias do litoral norte, a prefeitura afirma: “A fiscalização relativa às restrições será feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e pela Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano. A conscientização da obrigatoriedade do uso de máscaras e dos perigos quanto a aglomeração estão sendo feitas em duas frentes: a Secretaria de Turismo distribuindo máscaras diariamente no balneário de Porto de Galinhas e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Ipojuca (AMTTRANS) junto com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária municipal realizando diariamente barreiras sanitárias”.
 
Já a prefeitura de Paulista confirmou à reportagem que está aguardando um decreto estadual para que os gestores do município possam definir os detalhes das regras e restrições para a virada de ano, neste ano atípico da Covid-19, nas praias localizadas em Paulista, litoral sul de Pernambuco. 
 
FONTE: DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.