Comércio do Centro do Recife tem movimento intenso no último domingo antes do Natal

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima um crescimento de 5% nas vendas de fim de ano

O Natal está batendo na porta e muita gente aproveitou este domingo, o último antes das festividades, para fazer compras. Em algumas ruas do comércio do Centro do Recife o movimento estava intenso. Cautelosos com os gastos, muitos compradores estão pesquisando bem os preços dos produtos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima um crescimento de 5% nas vendas deste período. Para atingir a expectativa, até o fim do ano, o corredor do comércio recifense abrirá todos os domingos e feriados, das 9h às 17h.

Os resultados deste fim de ano devem ser um pouco melhores que em 2018, quando o aumento nas vendas se deu entre 2% e 3%. Para o presidente da CDL Recife, Cid Lôbo, essa leve melhora nos números se deve a medidas econômicas como a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo e Serviço (FGTS).

“No ano passado, tivemos eleições para presidente, mudou um pouco a expectativa, tivemos uma recessão muito grande, todo mundo achou que ia dar uma melhorada, mas a melhora foi aquém das expectativas. Este ano as coisas são mais concretas. A gente teve liberação do FGTS. O calendário ajudou. O 13º salário saiu na sexta-feira e a véspera do Natal é só na terça. Além disso, inflação baixa e o desemprego diminuindo”, explica.

Ainda de acordo com o presidente da CDL, os segmentos que devem apresentar as maiores altas são os de calçados e confecções. “Esses dois ramos estão bombando, principalmente entre as classes populares, que frequentam o Centro. Já é tradicional porque, como tem muita festa, as pessoas aproveitam para comprar uma roupa ou um calçado novo”, diz Lôbo.

As irmãs Claudeci Pereira, 42 anos, e Claudiana Pereira, 40, foram ao bairro de Santo Antônio comprar artigos decorativos para o lar. Para aproveitar bem e tentar evitar o tumulto das lojas cheias elas saíram de casa por volta das 8h. “Neste ano estou achando os preços um pouco melhores. Pesquisando, indo a várias lojas a gente acaba encontrando os mesmos produtos, mas com valores bem diferentes e em conta”, disse a mais nova enquanto caminhava na Rua Duque de Caxias.

A manicure Maria Cristiane Vicente, 31 anos, aproveitou o dia para comprar sapatos para ela e a família, além de utilidades para o lar. Moradora do bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, ela conta que durante a semana não teve tempo de ir ao Centro da cidade. “Estou aproveitando o dinheiro do 13º para comprar algumas coisas, mas com cuidado para não desperdiçar e gastar todo o dinheiro de uma vez”, disse. A manicure falou que na próxima semana pretende fazer as últimas compras de fim de ano.

FONTE: FOLHA PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.