Chineses são presos por comércio de produtos eletrônicos pirateados

Estrangeiros gerenciavam lojas no comércio popular do Recife e com eles foram apreendidos cerca de 2,7 mil artigos como fones de ouvido, carregadores de celular e caixas de som

A investigação da Polícia Civil identificou que os autuados vendiam produtos eletrônicos falsificados, especialmente fones de ouvido, carregadores de celular e caixas de som, que eram expostos como se fossem originais de grandes marcas. O grupo foi detido durante a Operação Papai Noel, realizada na terça-feira (26), que apreendeu 2,7 mil produtos pirateados.

Mais de 2,7 mil produtos pirateados por apreendidos com comerciantes chineses. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mais de 2,7 mil produtos pirateados por apreendidos com comerciantes chineses. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Antes da operação, os autuados foram investigados e a falsificação dos produtos foi comprovada após uma perícia do Instituto de Criminalística (IC). Os autuados vão responder por fraude no comércio, receptação qualificada, crime contra as marcas e concorrência desleal.

De acordo com o delegado Breno Maia, titular da Delegacia de Rio Branco, a investigação teve início após uma denúncia de um escritório que representa uma das marcas fraudadas.

“Os produtos ficavam expostos e as embalagens eram bastante semelhantes aos produtos das marcas originais. Os consumidores eram levados a erro”.

Embora os produtos fossem ilegais, as lojas onde ocorreram as apreensões tinham registro na Secretaria da Fazenda e também vendiam produtos chineses que não eram falsificados, o que dificultou a fiscalização.

Os três autuados foram encaminhados a uma audiência de custódia nesta quarta-feira (27). Os produtos recolhidos serão destruídos após determinação judicial.

FONTE: OP9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.