SDS já tem 2 pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios em ônibus

Após os oito incêndios em ônibus da Região Metropolitana do Recife nas últimas 24 horas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou a criação de uma força-tarefa para investigar o assunto. Em nota, divulgada na noite desta terça-feira (26), a pasta informa que trabalha com todas as linhas de investigação possíveis, mas já autuou uma pessoa em flagrante por participação nos acontecimentos e convocou outra para prestar depoimento à Polícia Civil. 

“Por enquanto, informações mais detalhadas não serão fornecidas até que os responsáveis sejam devidamente identificados, presos e levados à Justiça. As forças de segurança estão trabalhando intensamente, de forma integrada, para dar uma resposta à sociedade no menor tempo possível e também garantir a tranquilidade dos usuários do transporte público”, afirma a SDS, em nota.
Participam da força-tarefa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Os trabalhos consistem em ações de investigação, prevenção, repressão, perícia e contenção de incêndios envolvendo o fogo nos oito ônibus. “Em todos os casos, foram instaurados inquéritos e diligências já estão em curso, com tomada de depoimentos, análise de imagens de câmeras e perícias criminais nos ônibus atingidos e objetos encontrados no interior desses veículos”, grifa a nota da SDS.
“A PM, por meio de batalhões de área e unidades especializadas, intensificou o patrulhamento e abordagens nos principais corredores viários da Região Metropolitana. Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam) estão empregadas em locais estratégicos. O videomonitoramento dessas áreas está sendo feito em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). O Corpo de Bombeiros está com equipes de prontidão e dedicadas para pronta-resposta”, conclui a pasta.
Entenda o casoAté o momento, 8 ocorrências foram registradas pelas forças de segurança pública desde a noite do último domingo (24). Em dois casos, ocorridos em Paulista, os ônibus foram totalmente destruídos pelo fogo. Já nos outros seis, detectados em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, as chamas foram controladas e não houve maiores danos ao patrimônio. 
Diante do risco de novos ataques, as empresas Conorte e Mobibrasil reduziram a frota de ônibus circulando. Isso comprometeu as atividades de transporte na madrugada e na manhã desta terça (26) em Camaragibe, Olinda, Paulista, Igarassu e Itamaracá. Responsável pela gestão do sistema, o Grande Recife Consórcio de Transporte confirmou as informações, ponderando que a operação foi normalizada ao longo do dia.
Quem também se envolveu no assunto foi Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP) que notificou as autoridades e solicitou explicações para os acidentes ocorridos. “Compreendemos os riscos ao patrimônio, mas, sob hipótese alguma, o serviço público pode ser interrompido de forma abrupta e unilateral. Faz-se necessário que as empresas e o Grande Recife solicitem ajuda às autoridades policiais e aos órgãos de inteligência para garantia das viagens”, disse a entidade.

FONTE: DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.