Óleo avança no Litoral Norte e chega a praias de Paulista e Itamaracá

Resíduos foram encontrados em pequenos fragmentos nos dois municípios. Chega a 10 o total de cidades atingidas no Estado.

Mais praias pernambucanas foram atingidas pelo óleo que voltou à costa do Estado na última sexta-feira (18). Os resíduos chegaram à praia do Forte de Pau Amarelo, em Paulista, e às praias do Pilar, Quatro Cantos e Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, ambas no Litoral Norte. As informações foram confirmadas pelas prefeituras dos dois municípios nesta quinta-feira (24).

Segundo a Prefeitura de Itamaracá, o material foi encontrado por volta das 5h15 desta quinta em pequenos fragmentos em cerca de 1,4 quilômetro da faixa de areia das praias do Pilar, Quatro Cantos e Jaguaribe. A gestão municipal acionou equipes do Ibama, da Marinha, do Exército e da CPRH para dar início à limpeza do local. Alguns voluntários, no entanto, se mobilizaram logo cedo em um mutirão.
 
“Estamos com servidores e vários voluntários no local. Vamos receber o reforço de 50 detentos que também vão entrar em campo, assim como os militares”, disse o secretário de Meio Ambiente de Itamaracá, Clóvis Barreto. “Nossa maior dificuldade é porque são manchas fragmentadas e são vários pontos, o que deixa bem difícil para coletar”, acrescentou.
 
Em Paulista, os fragmentos foram localizados na altura da Praia do Forte, em Pau Amarelo. Segundo a prefeitura, a grande mancha encontrada nessa quarta na praia do Janga deve ter se partido em pequenos pedaços que se espalharam pela água. A orla continua sendo monitorada pela secretaria de Meio Ambiente, que conta com reforço de militares do Exército.

Com essas duas praias, chega a 10 o total de cidades atingidas pelo óleo no litoral pernambuco. Segundo o último balanço divulgado pelo Governo do Estado, já foram recolhidas 958 toneladas dos resíduos nos últimos sete dias. Todos os resíduos coletados são encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos de Pernambuco, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Outras informações em instantes
 
 
FONTE: FOLHA PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.