Centro de Paulista que atende alunos especiais pode fechar por falta de apoio da Prefeitura

O Centro de Regional de Ensino e Reabilitação (Center), que atende mais de 200 crianças e adultos com necessidades especiais, corre o risco de fechar por falta de apoio da Prefeitura de Paulista. A verba que deveria ser repassada pelo Governo Federal para a prefeitura está bloqueada. Na manhã desta quarta-feira, um grupo de aproximadamente 150 realizou um protesto em frente à sede da prefeitura para cobrar uma posição.


Mães, alunos e funcionários do Center caminharam pelo centro de Paulista e carregaram faixas pedindo providências por parte da prefeitura para que o centro não encerre as atividades. São 39 anos realizando um trabalho gratuito para atender alunos com necessidades especiais. ” Meu filho tem autismo e tem acompanhamento com a fono há um ano no Center e evoluiu bastante desde então” explica preocupada a dona de casa Cleicy Lima de Souza.


O centro funciona graças a doações de quem se sensibiliza com o trabalho dos profissionais e a um convênio estabelecido com a prefeitura que deveria repassar mensalmente um valor que supera os 14 mil reais, o que não acontece desde o mês de fevereiro. “Nós estamos trabalhando por amor aos alunos, não estamos recebendo o aluguel não está sendo pago. É muita omissão, não tem como manter o Center funcionando até o fim do ano dessa forma” lamentou a assistente social Flaviane Carvalho, que trabalha na instituição há dois anos.


O Center oferece uma estrutura completa aos alunos. São profissionais na área de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, artes e informática que estão todos sem receber um centavo desde fevereiro. Os alunos participam de atividades no turno da manhã e a tarde. O trabalho é essencial na vida deles e das mães. “Meu filho está no center desde os 3 anos, hoje tem 29 anos. Ele hoje conversa melhor e está mais independente graças ao Center. Estamos lutando para não fechar” destacou aflita a dona de casa Margarida Simões.


De acordo com a direção do centro, o prefeito de Paulista esteve na instituição e estava ciente da falta do repasse. ” A explicação é que a verba estaria bloqueada, mas outras cidades estão recebendo o valor relacionado ao Serviço de Proteção Especial à Pessoa com Deficiência. O nosso convênio é com a prefeitura, por esta razão esperamos uma posição dela” esclareceu a diretora do Center Dione Melo.


A expectativa é que o dinheiro seja prontamente repassado, para que o Center continue funcionando e auxilando as famílias, que não dispõem de condições para custear um tratamento particular e necessitam das ações do Center para o desenvolvimento e socialização das crianças e adultos que são assistidos pelo local.

FONTE: NENA CABRAL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.