Jovem de 13 anos,Morador de Paulista e 1,98m é tratado como joia do basquete

Fã de Giannis Antetokounmpo e morador de Paulista, adolescente é lapidado para se tornar referência na modalidade

É comum observar atletas com altura acima da média no basquete ou no vôlei, esportes que exigem da maioria dos seus atletas estaturas elevadas. A do jovem pernambucano Gabriel Ferreira chama atenção até mesmo dos praticantes mais experientes das modalidade citadas acima. Com 1,98m e apenas 13 anos, o adolescente que cresceu 40 centímetros no último ano e meio é o grande destaque do basquete do Colégio Salesiano e desponta como promessa no Estado.

“Gigante”, como é conhecido pelos colegas da escola, não jogava a modalidade até o ano passado. Mas o interesse aumentou após o convite feito por um professor de educação física para conhecer um dos esportes. Gabriel gostou da ideia e decidiu praticar basquete, se engajou e acabou ganhando uma bolsa para estudar e jogar no Colégio Salesiano. “Nunca me imaginei jogando, mas quando comecei a treinar e fiz algumas partidas me apaixonei. Hoje eu não quero mais largar e sonho em ser um jogador profissional”, disse Gabriel.

Em apenas sete meses no novo Colégio, Gabriel já foi campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (sub-13) e quinto lugar no Campeonato Pernambucano (sub-15). Diante do resultado nos JEPs, o atleta pernambucano deve estar presente junto com a equipe nos Jogos Escolares da Juventude, em setembro, no Paraná. Essa ida para o Sul do País pode decidir o futuro do atleta, já que a região tem mais clubes e estrutura para a base.

Morador da cidade de Paulista, Gabriel era estudante da Rede Pública de Ensino. Mas após ter ganho a bolsa para estudar no Colégio Salesiano, ele se desloca diariamente para o bairro da Boa Vista, no Recife. Apesar da longa distância entre a residência e o local de treino, o técnico Guilherme Araújo garante que a força de vontade do adolescente de 13 anos supera todas as dificuldades. “É assustador e surreal a dedicação e evolução dele em apenas seis meses de basquete. Claro que nós estamos treinando-o até de forma particular para aperfeiçoar o que for necessário, mas nada disso adiantaria se ele não estivesse fazendo sua parte. Mesmo morando muito longe, Gabriel dificilmente falta os treinos. Com isso, nós podemos observar que ele está batalhando pelo seu sonho”, afirmou.

Em janeiro, Gabriel participou de um Camp (série de treinamentos) em Minas Gerais e despertou interesse do Mackensie e Ginástico, clubes de basquete da capital mineira. Mas, segundo Guilherme, este ainda não é o momento para liberar o jovem jogador. “Nós sabemos da dificuldade em segurar um atleta com medidas de elite aqui, mas ele precisa atingir uma maturidade maior, principalmente dentro de quadra”, concluiu.

A referência esportiva de Gabriel é Giannis Antetokounmpo, MVP da temporada finalizada há cerca de um mês na NBA. O grego possui 2,11m, e a expectativa é que o jovem pernambucano atinja essa mesma altura. Para se ter ideia, na última convocação da seleção brasileira, apenas o pivô Anderson Varejão possuía esta medida. Guilherme Araújo, inclusive, acredita na importância de trabalhar os fundamentos pensando no futuro e não atrapalhar a evolução do atleta em detrimento de um título. Por isso, o treinador trabalha “Gigante” para chutar de três, sair do garrafão e conduzir a bola, assim como faz o jogador do Milwaukee Bucks, que, mesmo sendo muito alto, atua na posição de ala.

A dificuldade para segurar uma joia como Gabriel em Pernambuco é imensa e talvez nem seja o melhor caminho para ele. Mas o papel desempenhado pela comissão técnica do Colégio Salesiano, em tentar evoluir o jogador pensando no futuro do “Gigante”, é acertada. As categorias de base são destinadas exatamente para a formação do atleta, e no caso do jovem pernambucano parece que esse período deixará bons frutos para a sua vida.

FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.