Os problemas sociais de Maranguape I, em Paulista

Foto: Coletivo Força Tururu

Via Coletivo Turutu

Segundo o censo 2010 do IBGE, o bairro de Maranguape 1, em Paulista – PE, possui 26.111 habitantes, onde 70% da população tem entre 15 e 64 anos. Maranguape 1 fica na Regional Centro, do Município e tem tantos outros problemas sociais como qualquer bairro popular possui.

O trecho que vai do famoso giradouro, que é um dos símbolos do bairro, passando pela Avenida Colibri no cruzamento com a Nelson Ferreira, o que foi visto é uma inundação de água corrente cobrindo metade da rua de esgoto, isso num dia de pouca chuva, como foi neste último dia 7 de abril.

Coincidentemente a nossa visita foi no mesmo dia que o Governador esteve presente no bairro, na Praça Emílio Russell, para o lançamento do Programa Cidadão Conectado e no Governo Presente. Glieldson Alves, morador do Bairro nos fala que constantemente vem denunciando o problema do saneamento básico, sobretudo do lixo, no bairro, que está tornando o lugar feio de se ver e da importância do Poder Público fazer seu papel, bem como da sociedade.
 
Deste trabalho de escuta que foi feito em Maranguape 1, vai sair como produto uma fotorreportagem e um vídeo, além da consolidação da parceria entre os Coletivos Populares do Paulista, que só vem a acrescentar ao Município na luta pelo direito à cidade, discutindo e enfrentando seus problemas com ações interligadas, em rede, de forma a trazer consciências as pessoas da importância de se manter forte e unido o nosso território afetivo.
 
Respeito ao bairro, conscientização das pessoas e valorização do espaço é o que mais as pessoas anseiam, tudo isso parte da organização popular, com o cuidado que o povo merece, promovendo ações de base muita coisa pode mudar, inclusive esse problema com o saneamento básico em Maranguape 1.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.