Recife cria programa de intercâmbio e curso de inglês para estudantes e professores; saiba como participar

Segundo a prefeitura, serão selecionados 100 alunos dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e dez docentes com licenciatura em Letras.

A prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (10), a criação de um programa de intercâmbio para estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e professores com licenciatura em Letras para países de língua inglesa. Além disso, serão abertas 1.050 vagas em cursos de inglês.

Segundo a gestão municipal, serão selecionados 100 alunos e dez docentes, com base no desempenho em provas de inglês, português e matemática. As inscrições podem ser feitas a partir da sexta (11) no site do projeto ou na plataforma Conecta Recife.

De acordo com a prefeitura, o programa, chamado “Recife no Mundo”, vai ofertar intercâmbios no formato “summer camp” (colônia de férias, numa tradução livre), a partir de 2024, realizado durante as férias do participante e voltado para a aprendizagem de um idioma, com duração de quatro semanas. Entre os destinos incluídos no projeto, estão Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Segundo o prefeito João Campos (PSB), o investimento é de cerca de R$ 10 milhões.

“São 100 jovens recifenses, de escolas públicas, que vão ter a oportunidade de estudar fora do país, 100% custeados pela prefeitura, com curso extensivo de segunda língua para mais de 25% dos jovens da rede [municipal de ensino]. E, com isso, a gente garante oportunidades que eram vistas de forma quase impossível, muito distantes, através de política pública”, declarou o prefeito João Campos (PSB).

Curso de inglês

Além do intercâmbio, o programa vai oferecer 1.050 vagas em cursos de inglês. Desse total, mil são para estudantes e 50, para professores. O critério usado para selecionar os alunos que farão os cursos será a média nas disciplinas de português e matemática no ano anterior.

Para os alunos, as aulas são presenciais, fora do horário das atividades curriculares comuns, quatro vezes por semana. Para participar, é necessário estar matriculado no 8º ano do ensino fundamental em alguma escola municipal.

Já para os professores, o curso terá um formato híbrido, com três horas e meia de atividades semanais e aulas em dois polos, na Zona Norte e na Zona Sul. O docente deve ter licenciatura em Letras.

Programa 'Recife no Mundo' foi lançado em cerimônia nesta quinta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

Programa ‘Recife no Mundo’ foi lançado em cerimônia nesta quinta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

FONTE: G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/08/10/recife-cria-programa-de-intercambio-e-curso-de-ingles-para-estudantes-e-professores-saiba-como-participar.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.