Aproximadamente 100 filhotes de tartaruga marinha nascem na costa do Paulista

Nesta segunda-feira (27), 94 filhotes de tartaruga marinha da espécie de Pente (Eretmochelys imbricata) nasceram na costa do município do Paulista. O fato ocorreu na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga. O ninho vinha sendo monitorado pela equipe do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista, que acompanhou o deslocamento das tartaruguinhas até o mar. 

Ao ver os filhotes saindo do ninho, o morador da área e voluntário do projeto de monitoramento, Jaime Costa, entrou em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA). “Como sempre faço ao constatar o nascimento, liguei para os analistas ambientais da Prefeitura para que viessem ao local”, relatou o voluntário.

“Fomos avisados pelo voluntário que relatou o fato e ao chegar ao local realizamos os procedimentos necessários de abertura do caminho na areia, assim como a proteção do local para que os filhotes chegassem até o mar sem interferências, com saúde e segurança”, explicou a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos. 

Ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, a pessoa deve entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

É importante lembrar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.

FONTE: DIARIO PE

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2023/03/aproximadamente-100-filhotes-de-tartaruga-marinha-nascem-na-costa-do-p.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.