• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Travessia de risco: semáforos do centro de Paulista colocam vida dos pedestres em risco

Redação

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MwAb14YM-lI]

Um fato que atualmente incomoda e torna as pessoas que passam pelo centro de Paulista inseguras, é o semáforo entre a Rua Siqueira Campos e o Shopping Northway. Para chegar até o centro comercial os pedestres que saem do trecho da rua onde estão instalados os pontos comerciais são obrigados a atravessarem 3 faixas de pedestres, onde dois dos três sinais de trânsito ficam apenas 12 segundos abertos para a travessia da população.

O tempo mínimo necessário para que os pedestres tenham condição de atravessar a rua com segurança seria o de pelo menos 21,5 segundos, quase dez segundos a mais do que os dos dois sinais instalados na rua. A situação é ainda mais complicada para os idosos que se locomovem com mais dificuldade e consequentemente precisam de mais tempo para passar pela rua.

O aposentado José Hermes Borges de 69 anos sente a dificuldade para chegar ao shopping ou quando precisa passar pelos sinais. “É perigoso, nós que somos idosos andamos mais devagar. O sinal fecha muito rápido. Corre o risco de ter um acidente por aqui” lamenta. O fluxo de movimento dos carros nas três faixas é intenso e os pedestres chegam a esperar por mais de 1 minuto para poderem atravessar.

Quando o movimento de carros diminui é comum os pedestres se arriscarem e mesmo com o sinal de trânsito verde para os motoristas, as pessoas atravessam correndo para conseguirem chegar ao outro lado da rua. Além do risco de atropelamento, os pedestres por se apressarem estão propensos a caírem até chegarem à calçada.

A engenharia de tráfego juntamente com a Prefeitura de Paulista devem agir imediatamente antes que um acidente grave ocorra, é preciso aumentar o tempo para que os pedestres, especialmente os idosos, possam atravessar com segurança. É preciso mais cuidado e pensamento na comodidade e segurança da população de Paulista.

 

 

 

Deixe uma resposta