Sobe número de casos de sarampo em Pernambuco

Segundo boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 1.119 casos de até o dia 23 de novembro

Um total de 1.119 casos de sarampo foram confirmados em Pernambuco até o dia 23 de novembro, com 159 confirmações e 499 descartes segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Na última contagem, realizada até o dia 9 de novembro, o número registrado foi de 1.056 casos. 

A região da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, lidera o número de casos sendo: 50 em Santa Cruz do Capibaribe, 35 em Taquaritinga do Norte, 18 em Caruaru, 16 em Vertentes, 16 em Toritama, oito no Brejo da Madre de Deus, três em Gravatá, um em Frei Miguelinho e um em Bezerros.

Os demais são da I Geres, na Região Metropolitana do Recife (RMR): nove no Recife, um em Jaboatão dos Guararapes e um em Paulista. A SES-PE afirma que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, independentemente do resultado laboratorial.

As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado. A Secretaria informa que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.

Mortes
A única morte em Pernambuco em decorrência do sarampo confirmada pela SES-PE  foi a de um bebê de sete meses em Taquaritinga do Norte, no Agreste do estado, no dia dois de setembro. 

Vacina
Foram aplicadas 709.107 doses da vacina tríplice viral em Pernambuco, um quantitativo 35% maior do que o mesmo período de 2018, com 524.202 doses. Além do sarampo, o imunizante protege conta a rubéola e caxumba.

FONTE: FOLHA PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.