A segunda etapa das obras do Canal do Fragoso, em Olinda, que compreende a construção dos primeiros 600 metros das duas pistas marginais ao Rio Fragoso, batizadas de Via Metropolitana Norte, começam a sair do papel nesta segunda-feira (14). Elas estão atrasadas em quatro anos. Os serviços incluem a abertura de duas vias leste e oeste, cada uma com 10,5 metros de largura e três faixas de rolamento, sendo uma prometida para a circulação exclusiva de ônibus. As obras da Via Metropolitana Norte também preveem a construção de uma ciclovia de 2,5 metros de largura, dois metros de calçada margeando o canal, onde serão instaladas 18 paradas de ônibus, e uma rede de drenagem capaz de absorver e evitar os grandes alagamentos que atingem a região no período de chuvas.
Na última quinta-feira (10), foi publicado o edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a terceira etapa da obra, que é a construção do entroncamento que ligará a PE-15 à Via Metropolitana Norte, que são as alças elevadas e o viaduto. Quando todas as quatro etapas dessa mega obra forem concluídas, quem estiver na PE-15 poderá chegar a PE-01, na altura da Ponte do Janga, em Paulista, pela Via Metropolitana Norte, cruzando os bairros de Fragoso, Jardim Atlântico e Rio Doce, em Olinda. Ao todo, a Via Metropolitana Norte terá 6,1 km de extensão.