Engenheira Ambiental ex-moradora de Paulista, participa da descoberta da Maior Arvore do Amazonas. ( veja o vídeo)

Uma pernambucana está entre os pesquisadores que encontraram a maior árvore da Amazônia brasileira. A engenheira florestal e pesquisadora Wegliane Campelo Aparício cresceu e viveu em Paulista e realizou o curso de graduação e o doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, a pesquisadora vive no Amapá, onde trabalha como professora e coordenadora na Universidade Federal do Amapá.

A equipe de 30 pessoas precisou viajar 220 quilômetros de barco e caminhar mais 10 quilômetros para encontrar a árvore da espécie Dinizia Excelsa, popularmente conhecida como Angelim Vermelho, que mede 88 metros, o equivalente a um prédio de 24 andares. A árvore foi encontrada na divisa entre os estados do Amapá e do Pará, em uma unidade de conservação estadual.

“ A árvore está bem distante das queimadas, está em uma área preservada, distante das áreas de garimpo. É um local isolado, de difícil acesso e por este motivo ela está conservada” esclareceu a pesquisadora. Apesar de ser considerada uma espécie comum na região, normalmente medem cerca de 60 metros.

O risco de queimada no local(a Floresta Estadual do Parú, no Pará) é praticamente zero. A região é bastante remota, distante de qualquer concentração humana, a mais próxima está localizada há 220 quilômetros de distância. A expedição também contou com pesquisadores das universidades de Oxford, Cambridge, Federal do Amapá, Federal de Alagoas, Instituto Federal do Amapá, e Estadual do Amapá.

FONTES:

  •  G1 AMAZONAS 
  • FONTES PESSOAIS. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.