Ferramenta do MPPE permite fazer denúncias com uso de assistente virtual

Plataforma Audivia foi lançada nesta quinta-feira (15) em evento no Porto Digital. Também foi apresentado o Voxia, que agiliza a transcrição de audiências.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, nesta quinta-feira (15), a plataforma digital Audivia, que procura facilitar o processo de recebimento de denúncias, críticas e solicitações da população com uso de um assistente virtual. Em evento realizado no Porto Digital, no Bairro do Recife, também foi apresentado o Voxia, ferramenta para promotores que agiliza a transcrição de audiências.

As tecnologias foram desenvolvidas pelo MPLabs, departamento do Ministério Público voltado para a inovação. Disponível no site no WhatsApp da instituição, o cidadão entra em contato com o MPPE por meio de um assistente virtual, que vai direcionar a demanda para o núcleo responsável. Ao entrar no portal, a ferramenta abre, no canto inferior direito, uma caixa de diálogo com a pergunta “Olá, posso ajudar?”. As denúncias e solicitações poderão ser feitas ao WhatsApp pelo telefone (81) 99679-0221. Quando se envia a mensagem, o assistente responde com uma saudação perguntando o tipo de solicitação que será realizada.

 
Segundo o procurador geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros, hoje o órgão recebe, em média, 100 mil denúncias por mês. A expectativa é de que, com a novidade, esse número chegue a 10 milhões. “E a resposta será rápida. Noventa por cento das demandas levam cerca de uma semana para serem resolvidas e agora as respostas serão instantâneas”, afirma. 

Além da facilidade para a população enviar as demandas, a tecnologia vai indicar a promotoria responsável pelo caso que for relatado. “O cidadão vai contar tudo que está passando e isso será repassado ao nosso sistema”, explica o presidente do MPLabs, Antônio Rolemberg.

Voxia
Para uso interno do Ministério Público, a ferramenta Voxia agiliza o trabalho dos promotores na transcrição das audiências. “Geralmente uma audiência dura duas horas, e o promotor precisar escutar todo esse tempo. Ele não vai precisar disso porque vai usar a ferramenta e a inteligência vai identificar palavras-chave”, explica Antônio Rolemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.