Paradas de ônibus da Conde da Boa Vista são desativadas temporariamente

Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores viários do Recife, entra em mais uma etapa das suas obras de requalificação. A partir desta segunda (5), três paradas de ônibus localizadas no trecho entre as ruas do Hospício e da Aurora passarão por mudanças. Duas delas serão temporariamente desativadas para o serviço de melhoria das calçadas e a instalação de novos abrigos. Uma terceira volta a funcionar para passageiros que viajam no sentido subúrbio/cidade.
 
O ponto de ônibus localizado em frente ao Edifício Duarte Coelho (ao lado do Cinema São Luiz), de nº 180326, será desativada enquanto durar a obra neste trecho da via. A previsão de conclusão desta segunda fase é de 90 dias. Os passageiros das quatro linhas atendidas por ele terão como opção outros pontos que ficam na Avenida Guararapes.
 
Outra parada desativada será a localizada em frente ao Edifício Tabira, nº 121, de nº 180325. As dez linhas atendidas por ela passam a parar no abrigo provisório implantado ao lado do Atacado dos Presentes, próximo à Rua do Hospício. 
 
As novidades não contemplam, entretanto, apenas desativações. A parada de nº 180323, em frente a loja Esposende, será reativada. Assim, 11 linhas que haviam sido deslocadas para o abrigo provisório implantado ao lado do Atacado dos Presentes retornam para o seu ponto de embarque e desembarque original. 
 
Caso tenha dúvidas ou queira enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
 
Parada desativa ao lado do Cinema São Luiz
 
Usuários das linhas 313 – San Martin (Abdias de Carvalho) e 315 – Bongi devem dirigir-se à Avenida Guararapes e, lá, utilizar a parada nº 180330 onde estas mesmas linhas já fazem ponto. 
 
Quem utiliza as linhas 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) e 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) também precisam ir à Avenida Guararapes até a parada nº 180331 por onde estes ônibus também já transitam.
 
Parada desativada em frente ao Edifício Tabira – 
 
Passam a parar em frente ao lado do Atacado dos Presentes:
 
044 – Massangana (Boa Vista); 053 – Shopping RioMar (Opcional); 069 – Conjunto Catamarã; 072 – Candeias (Opcional); 100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura); 101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol); 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) – somente aos domingos; 243 – Vila dos Carneiros – via Agamenon Magalhães 414 – Torre e 645 – TI Macaxeira (Av. Norte). 
 
Este mesmo abrigo provisório já tem atendido ainda as linhas 312 – Mustardinha; 315 – Bongi; 331 – Totó (Jardim Planalto); 332 – Totó (Abdias de Carvalho); 341 – Curado I e 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista).
 
Parada em frente a Loja Esposende voltará a receber as linhas – 
 
 411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto); 511 – Alto do Mandu; 516 – Casa Amarela (Nova Torre); 521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista); 524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos); 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 644 – Largo do Maracanã; 721 – Água Fria; 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista) e 1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista).
 
Requalificação
 
A primeira fase da obra de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista teve início às 6h do dia 02 de abril. Na ocasião, o trânsito do trecho da Conde da Boa Vista com sentido ao bairro do Derby a partir da rua da Aurora até a rua Gervásio Pires estava sendo desviado pela Rua do Riachuelo. Foram realizados serviços nas calçadas, rede de drenagem, iluminação e pavimento. O prazo para conclusão, que se encerraria no mês de agosto foi cumprido antes, no dia 15 de julho. Apenas esta primeira etapa teve investimentos no valor de R$ 3,5 milhões, de um total de R$ 15 milhões para a obra total, que está dividida em seis fases. Esta primeira também incluiu a construção de duas faixas elevadas nas ruas da União e da Saudade, a realocação de postes de iluminação pública que impediam a acessibilidade, e as obras elétricas, que incluem a implantação de uma nova iluminação no corredor. 
 
A segunda etapa foi iniciada imediatamente ao final da primeira. Todas as demais são bastante similares, com execução de obras de drenagem, requalificação de passeio e alargamento do mesmo, além de execução de canteiro central e novos mobiliários urbanos. A Fase 02 tem duração de 90 dias e prevê obras nos trechos entre as ruas da Aurora e do Hospício (subúrbio/centro); e entre José de Alencar e Soledade (centro/subúrbio). Na terceira fase, com duração de 120 dias, os serviços serão executados entre a Rua da Soledade e a José de Alencar (subúrbio/centro) e entre Soledade e Rua Oswaldo Cruz (centro/subúrbio). Com apenas 60 dias de duração, a Fase 04 compreende o trecho entre as ruas da Soledade e Gonçalves Maia (subúrbio/centro). A quinta fase terá 90 dias de duração e realiza o trecho entre as ruas Dom Bosco e Oswaldo Cruz, nos dois sentidos. O projeto será finalizado na Fase 06, que terá 90 dias de duração e beneficiará os trechos entre as ruas José de Alencar e Gervásio Pires (subúrbio/centro) e entre esta última e a Rua do Hospício (centro/subúrbio). Durante as últimas fases serão construídas as duas estações BRTs na via: a Estação Hospício e a Estação Soledade.
 
A Avenida atual e a “nova” Conde da Boa Vista
 
Pelo menos 170 mil pedestres trafegam diariamente na Avenida Conde da Boa Vista, apenas no trecho entre a Rua da Aurora e a Rua Gervásio Pires, onde está localizado o cruzamento mais movimentado da via mais importante do Centro do Recife. Mas não só isso. Em seus 1,6 km de extensão, quase metade da circulação é feita a pé, já que é uma avenida essencialmente comercial e de serviços. Segundo estudo realizado pela Prefeitura do Recife, 6,8 mil pedestres atravessam os cruzamentos da Conde da Boa Vista a cada hora. 
 
Ainda assim, de sua construção até as obras de requalificação realizadas até agora, a infraestrutura da via foi pensada para quem trafega em automóveis particulares ou transporte coletivo. O projeto da Nova Conde da Boa Vista pretende mudar essa realidade, com calçadas mais largas, arborização, diminuição das distâncias entre as faixas de pedestres e aumento do tempo semafórico para fazer as travessias. Dentre as mudanças mais importantes está o retorno das paradas de ônibus convencional para as calçadas. Já as estações de BRT serão reduzidas a duas, mas com nova roupagem. Para garantir o conforto de quem trafega a pé, os passeios serão ampliados em até 2,3 metros e as esquinas dos cruzamentos também serão alargadas. 
 
“Algumas rampas de acessibilidade que possuem inclinação inadequada serão readequadas e será implantado o piso tátil e direcional, sobretudo nas áreas onde a calçada se alarga ou tem um posto de gasolina, por exemplo. Isso é necessário para que o pedestre com deficiência visual consiga diferenciar o caminho. Pela Avenida Conde da Boa Vista trafegam muitas pessoas com mobilidade, como no cruzamento da via com a Rua da Soledade, onde funciona a Fundação Altino Ventura”, disse a coordenadora do projeto da Nova Conde da Boa Vista e diretora de Projetos Especiais da Secretaria de Infraestrutura do Recife, Eduarda Campos.
 

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