Paulista registra maior volume de chuva

A Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata foram as áreas mais afetadas, segundo APAC

As chuvas que se iniciaram em Pernambuco na noite da última terça-feira (23) e se concentraram na madrugada desta quarta-feira (24) tiveram maior acúmulo no município de Paulista, na Região Metropolitana, que registrou 176 mm, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

Na Região Metropolitana do Recife, depois de Paulista, os municípios com maiores acúmulos de água foram Olinda (170 mm), Recife (141 mm) e São Lourenço da Mata (73,6 mm).

De acordo com a Apac, as chuvas das últimas 24h foram moderadas e fortes e são decorrentes de um canal de umidade formado pelo sistema frontal que adentrou o Estado no último sábado (20) e continua persistente. Houve maior concentração de chuvas sobre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata.

 

Na Zona da Mata, os municípios que mais acumularam foram: Paudalho (53,2 mm), Barreiros (46 mm), Palmares (23 mm) e Vitória de Santo Antão (19,6 mm).

Devido às fortes chuvas, o prefeito do município de Abreu e Lima, Marcos José, e o prefeito da cidade de Olinda, Professor Lupércio, decretaram situação de emergência. 

Situação dos rios
O Rio Capibaribe, no município de Lourenço da Mata, voltou a subir e está aproximadamente 40 cm acima da cota de alerta. Em Paudalho, o rio está subindo lentamente. Já em Toritama e Limoeiro, os níveis se encontram estáveis.

O Rio Tracunhaém, em Nazaré da Mata, também subiu e está 17 cm acima da cota de alerta. O Rio Capibaribe Mirim encontra-se subindo e já ultrapassou em 38 cm a cota de inundação.

O Rio Siriji, no município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional encontra-se 47 cm acima da cota de alerta, subindo lentamente.

No município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, o nível do Rio Una encontra-se subindo, mas distante da cota de alerta.

FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.