Material hospitalar é jogado no lixo e encontrado em calçada em Paulista

Segundo técnicos da prefeitura, tubos de água para injeção estavam no meio de resíduos comuns. Validade de algumas garrafas venceu em agosto de 2019.

Caixas com material hospitalar foram jogadas no lixo e encontradas, nesta sexta-feira (28), na calçada de uma rua, em Jardim Maranguape, em Paulista, no Grande Recife. De acordo com a prefeitura, técnicos da Vigilância em Saúde detectaram que dezenas de tubos de água para injeção tinham sido descartadas de forma irregular.

A denúncia partiu de moradores da Rua Asa Branca. Os técnicos informaram que alguns tubos, localizados no meio do lixo comum, estavam vencidos desde agosto de 2019. As equipes foram até o local e recolheram as caixas para fazer o descarte de forma adequada.

vencidos desde agosto de 2019 — Foto: Prefeitura de Paulista/Divulgação

Ainda de acordo com a prefeitura, como estavam fora de validade, os tubos foram recolhidos pela secretaria de serviços públicos e levados para o aterro sanitário, para incineração.

Antes do recolhimento, os técnicos registraram o número do lote e a empresa fabricante da substância. Com isso, a prefeitura pretende descobrir quem fez o descarte irregular e cobrar responsabilidades.

A administração municipal informou que descartar material hospitalar tem penalidade prevista em lei por se tratar de um crime ambiental.

Dependendo do produto descartado e do prejuízo que possa causar ao meio ambiente ou à saúde pública, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além do pagamento de multa. O valor varia de acordo com a periculosidade do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.