Obras da Via Metropolitana Norte começam nesta segunda

A segunda etapa das obras do Canal do Fragoso, em Olinda, que compreende a construção dos primeiros 600 metros das duas pistas marginais ao Rio Fragoso, batizadas de Via Metropolitana Norte, começam a sair do papel nesta segunda-feira (14). Elas estão atrasadas em quatro anos. Os serviços incluem a abertura de duas vias leste e oeste, cada uma com 10,5 metros de largura e três faixas de rolamento, sendo uma prometida para a circulação exclusiva de ônibus. As obras da Via Metropolitana Norte também preveem a construção de uma ciclovia de 2,5 metros de largura, dois metros de calçada margeando o canal, onde serão instaladas 18 paradas de ônibus, e uma rede de drenagem capaz de absorver e evitar os grandes alagamentos que atingem a região no período de chuvas.

Na última quinta-feira (10), foi publicado o edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a terceira etapa da obra, que é a construção do entroncamento que ligará a PE-15 à Via Metropolitana Norte, que são as alças elevadas e o viaduto. Quando todas as quatro etapas dessa mega obra forem concluídas, quem estiver na PE-15 poderá chegar a PE-01, na altura da Ponte do Janga, em Paulista, pela Via Metropolitana Norte, cruzando os bairros de Fragoso, Jardim Atlântico e Rio Doce, em Olinda. Ao todo, a Via Metropolitana Norte terá 6,1 km de extensão. 

Segundo o secretário da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Bruno Lisboa, a primeira fase da obra deve ser entregue até o início de fevereiro do próximo ano, incluindo os 600 metros da Via Metropolitana Norte, entre a PE-15 e Jardim Atlântico. Essa primeira etapa compreende o alargamento do Canal entre a Rua Coronel João Morais, em Jardim Fragoso, próximo à PE-15, até as imediações da Rua Belo Jardim, na altura do Maxxi Atacado, em Jardim Atlântico. 

“Os trabalhos estão em ritmo intenso. Vamos demolir a ponte da Avenida Fagundes Varela, na entrada de Jardim Atlântico, porque até então ela tinha nove metros de extensão. E naquele trecho, como em toda extensão do canal, o Canal do Fragoso vai passar ali com 45 metros de largura, que será a mesma extensão da nova ponte da Fagundes Varela”, justifica Lisboa. A demolição da ponte de Jardim Atlântico começou na última sexta-feira (10) e durará 15 dias. O trabalho será feito com máquinas. A Cehab é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

Ainda de acordo com o secretário, no dia 30 de dezembro deste ano será lançado o último edital desse grande projeto. “O último edital do projeto da Via Metropolitana Norte prevê o alargamento do Canal do Fragoso entre o Maxxi Atacado até a foz do Rio Doce. Também compreende a construção do trecho restante da Via Metropolitana Norte, entre Jardim Atlântico até a Ponte do Janga”, detalha Lisboa. 

A obra do Canal do Fragoso tem hoje 66% do projeto já executado e com previsão de término para fevereiro de 2020. Essa primeira fase prevê o revestimento de aproximadamente 2,3 km e a construção de oito pontes. Atualmente já foram executados 1,3 km de canal e seis pontes. A primeira etapa conta com investimentos de R$ 165 milhões.
 
Acompanhe o andamento das obras na Via Metropolitana Norte
 
A obra é dividida em dois contratos:
 
Fragoso II
1ª etapa: alargamento do Canal do Fragoso para 45 metros de largura, entre a PE-15 e o Maxxi Atacado, revestimento de 2,3 km do canal e a construção de oito pontes
2ª etapa: construção de 600 metros da Via Metropolitana Norte com ciclovias e rede de drenagem, entre a PE-15 e Jardim Atlântico
 
Fragoso I
3ª etapa: construção das alças de entroncamento da PE-15, que ligará a rodovia estadual à Via Metropolitana Norte
4ª etapa (edital será lançado em 30/12/2019): alargamento e revestimento do Canal do Fragoso, entre o Maxxi Atacado e a foz do Rio Doce, no Janga, em Paulista; construção da continuidade da Via Metropolitana Norte margeando o canal, entre a Rua Belo Jardim, em Jardim Atlântico, e a Ponte do Janga. As obras da quarta etapa começam no primeiro semestre do próximo ano. 

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