Parada LGBTI+ reúne milhares em Boa Viagem

Evento tem o objetivo de promover uma sociedade mais justa para as pessoas com base no respeito. Estão programados 11 trios elétricos, além de shows no parque Dona Lindu

Com o tema “Ontem, hoje e Sempre. Respeitar para libertar”, a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco ocupa na tarde deste domingo as ruas do Recife. Reunindo cerca de 500 mil pessoas na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da Capital, o evento vai contar com apresentações artísticas culturais, além de falas de ordem e shows. Nesta edição, a homenageada será a trans Bárbara Finsking, de 48 anos.

A Parada é organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade já é consolidada como um momento especial para a causa LGBTI+ no Estado. O ponto de concentração do evento é no Parque Dona Lindu, e o evento vai contar ainda com o desfile de 11 trios elétricos pela orla de Boa Viagem, que seguirão até a Padaria Boa Viagem, onde ocorre a dispersão às 17h30.

O coordenador do Fórum LGBT, Thiago Rocha, destaca que o evento é um ato político. “A Parada é para uma sociedade com respeito, todos e todas são bem vindos, queremos uma sociedade justa, sem preconceito, justa e igualitária”, disse.

Além dos trios elétricos, um palco foi montado no Parque Dona Lindu, e nele haverá apresentações de Gaby do Carmo e Amigas do Brega, além do DJ Jefferson e show performático.

A Miss Brasil Gay 2019, Antonia Gutierrez, marca presença no evento, e reforça a importância do evento para reforçar a igualdade de gênero. “Hoje é um grande dia, a gente vem lutar, mostrar que somos resistentes, que temos muita força apesar de toda essa turbulência, a gente merece sim igualdade, temos que lutar pelos nossos direitos”, apontou.

A produtora cultural, Maria do Céu, também está presente no evento e reforça que a luta por direitos iguais também deve ser uma bandeira da família. “Quem não puder acompanhar pessoalmente acompanha a nossa vibração, a nossa luta, porque é uma luta da família, da educação, por direitos iguais e respeito”, destacou.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para monitorar a avenida Boa Viagem. Ao todo, 120 agentes de trânsito participarão da operação. A Central de Operações de Trânsito vai monitorar o fluxo de veículos. Trecho da avenida Boa Viagem, entre a avenida Armindo Moura e a rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado até às 20h. Além disso, outras 20 ruas que interligam a rua dos Navegantes à avenida Boa Viagem também terão interdições durante o evento. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile.

A CTTU informa aos moradores do bairro de Boa Viagem e aos frequentadores da orla que, devido à passagem dos trios-elétricos e ao grande movimento de pessoas esperado, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Avenida Boa Viagem.

 
Segurança
Também foram registrados arrastões e detenções em virtude das confusões durante a parada, contidos pela Polícia Civil e Polícia Militar presentes no local.
 
 
FONTE: FP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.