Número de profissionais de saúde no carnaval de Pernambuco este ano é 30% maior do que em 2017

Foto: Reprodução TV Globo

Via G1 Pernambuco

As unidades de saúde de Pernambuco receberão o reforço de 4.820 profissionais durante o carnaval de 2018. O efetivo é 30% maior que o mobilizado na folia do ano passado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5), pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Para reforçar o serviço, o estado usou efetivo que já era da rede e pessoas contratadas após os últimos concursos. São 242 médicos, 1.200 profissionais de nível superior, como enfermeiros, sanitaristas e assistentes sociais, além de 3.378 técnicos de enfermagem, de laboratório e de radiologia.

O esquema especial entra em vigor às 19h da sexta (9) e vai até as 19h da quarta-feira (14). De acordo com o secretário, a operação tem um investimento total de 1,3 milhão.

Apesar de contar com um número maior de profissionais para este ano, o valor investido é inferior ao do carnaval 2017. No ano passado, o orçamento foi de 2,3 milhões.

“É fundamental que os foliões saibam quais unidades devem ser procuradas a depender da necessidade. Ressaltamos também que é preciso reforçar a prevenção e a conscientização sobre as DST/aids e arboviroses”, explicou Iran Costa.

O trabalho de conscientização contará com a distribuição de 60 mil cartilhas em português e inglês. Nelas, constam informações sobre os serviços de emergência em operação, além de dicas de saúde e cuidados com as arboviroses.

Cartazes e também serão afixados nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife e interior do Estado. Além disso, 50 mil panfletos sobre a febre amarela também serão distribuídos durante os dias de folia.

Durante os seis dias de operação 3,5 milhões de preservativos e 568 mil sachês de lubrificantes serão distribuídos pela Secretaria de Saúde nos 184 municípios de Pernambuco. Só durante desfile do Galo da Madrugada serão 363 mil camisinhas e 60 mil lubrificantes.

Para onde levar

Para atender a população e informar sobre os principais locais onde procurar os serviços especializados de saúde a ouvidoria da SES funcionará das 6h às 22h, pelo número 0800.286.2828, durante todos os dias de carnaval.

São 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 12 hospitais na RIR e 12 no interior do Estado voltados ao atendimento dos foliões. A lista de hospitais e centros de saúde que estarão em operação, conforme as especialidades médicas, ficará disponível no site da Secretaria de Saúde.

Lei Seca

A Operação Lei Seca este ano vai contar com um reforço de 15% no efetivo de fiscalização em relação a 2017. Serão 85 pontos de intervenções itinerantes, 12 locais de ações educativas, além de 73 de fiscalização. A operação vai contar com o apoio de motos e da CIP Cães. A distribuição de 100 mil informativos também será feita para a conscientização dos motoristas.

Febre amarela

Durante a coletiva, o secretário Iran Costa ressaltou que não há indícios de casos da doença no Estado, mas garantiu que o monitoramento de casos suspeitos será mantido. “O risco de Pernambuco ter uma epidemia é muito baixo”, declarou o secretário. Equipes estarão no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) no horário de maior fluxo de pessoas, distribuindo panfletos sobre os cuidados com a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.