• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Meio Ambiente

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DE JARDIM PAULISTA

A lagoa de Jardim Paulista está localizada na área urbana do Conjunto Habitacional de Jardim Paulista, sendo esta região de preservação ambiental , de acordo com a legislação urbanística da cidade. 

A lagoa se integra ao Rio da Ronca, afluente do Rio Paratibe, sendo este último, a principal bacia hidrográfica e que está em fase de degradação ambiental. A área destinada para o projeto é de propriedade pública e possui cerca de 1,2 hectares. Aproximadamente 4500 casas foram construídas próximas à lagoa. 

A lagoa foi utilizada durante anos para o lazer, a pesca, no período anterior a expansão urbana da área. A ausência de controle urbano e ambiental acarretou na falta de equilíbrio ecológico devido a ocupação desordenada de residências ao entorno da lagoa. 

A proposto do projeto é a de recuperar a lagoa e criar um parque ambiental e um centro de educação ambiental, onde seriam realizadas pesquisas e produção dirigida à piscicultura. Estão previstas a construção de uma área de lazer, com churrasqueira, caiçaras e lanchonete, além de um pier para pedalinho e pesca.