• Conheça os pontos turísticos de Paulista

CCJ aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Foto: Agência Brasil

Via Poder 360

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) aprovou o projeto de Lei que transforma o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado nacional. A data é comemorada dia 20 de novembro.

O projeto segue para análise no plenário, mas foi rejeitado pela CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço).

HISTÓRICO DO FERIADO

Dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Esta data representa, no plano simbólico, a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados.

O feriado já existe em diversas cidades país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. Com a aprovação do projeto todos os estados e municípios passarão a aderir a data comemorativa.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.

Deixe uma resposta