Programa jovem aprendiz: Saiba mais sobre o programa e como se candidatar

Primeiramente, o Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal e sancionado por meio de uma Lei de Aprendizagem, o programa existe há mais de 20 anos no mercado. Por isso, o objetivo principal é proporcionar aos jovens de 14 a 24 anos a primeira oportunidade de emprego de forma segura e legal.

Segundo dados divulgados pelo Pnad, 1,7 milhões de crianças e jovens trabalham em situação ilegal de trabalho infantil. Então, esse programa foi para auxiliar na renda familiar dessas pessoas que estão em estado de vulnerabilidade.

No entanto, após analisar diversos dados, o governo então criou esse programa com uma lei que fiscaliza de ponta a ponta o trabalho desses jovens. Após anos, o programa conseguiu diversas empresas parceiras, e atualmente com essa ajuda, 3,5 milhões de jovens já conseguiram a sua primeira oportunidade de emprego no mercado. Agora, para entender melhor como funciona esse programa, veja o artigo a seguir;

Como funciona o programa de Jovem Aprendiz?

Inicialmente, o programa Jovem Aprendiz é voltado para empresas de médio e grande porte, que são obrigador por meio da lei a possuírem de 5 a 15% de aprendizes no setores de trabalhos.

Com isso, instituições parceiras contratam esses jovens e os contratos podem ser estendido até dois anos, além disso as empresas precisam oferecer cursos de capacitação profissional enquanto o jovem trabalha.

Entretanto, está previsto por lei também que os jovens aprendizes possuam uma bolsa auxilio compatível com o mercado, vale transporte, férias remuneradas, vale alimentação, carteira assinada e diversos outros benefícios que fica a critério da empresa para oferecer ao jovem.

Empresas que participam desse programa

A seguir vamos listar algumas empresas que fazem parte do programa.

Áreas que mais buscam jovens aprendizes

Recentemente, os especialistas disponibilizaram uma pesquisa que mostra que as áreas que mais precisam de jovens aprendizes são a de varejo e da indústria. Como citamos acima, por lei algumas empresas precisam contratam mão de obra aprendiz, e ajudar esses jovens a criar um plano de carreira para ajudar nas experiências.

Para ajudar nos currículos dos jovens as empresas começam a ensinar diversas atividades, como por exemplo quando um jovem trabalha em um supermercado, o mesmo começa na área da administração, colocando etiquetas nos produtos, vira estoquista e assim vai indo para outros setores até ter um vasto conhecimento. Após todos esses processos algumas empresas oferecem cargos acima para que o jovem tenha a possibilidade de crescer profissionalmente.

Tem como participar desse programa duas vezes?

Primeiramente, tem como participar duas vezes do programa. Porém, para conseguir isso é preciso ter a idade certa que o programa exige para participar. Ou seja, o jovem pode trabalhar um ano em uma empresa e no segundo ano em outra.

Quais são as horas trabalhadas

Os jovens que querem entrar para o jovem aprendiz precisam ter disponibilidade para trabalha de 4 a 6 horas por dia. No entanto, após os estudos concluídos é possível trabalhar 8 horas diariamente, mas lembrando que os aprendizes não podem trabalha depois das 22h e antes das 5h, e também não podem fazer horas extras, assim como está escrito na Lei de Aprendizagem.

Fonte: capitalfinanceiro.com.br/2021/09/22/programa-jovem-aprendiz-saiba-mais-sobre-o-programa-e-como-se-candidatar/?gclid=CjwKCAjwoP6LBhBlEiwAvCcthEBzm6aWvs8kt9YiaXCj3BfyhF8tmK_WzBfKO6eGID7Y1XWPHysGmRoC6v0QAvD_BwE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.