Vergonha: Prefeitura desconhece verdadeira data de emancipação de Paulista

Ao chegar à Prefeitura do Paulista, no centro da cidade, um fato chama a atenção, ao que se refere à história da cidade. A placa em comemoração aos 73 anos de emancipação da cidade, informa que Paulista foi emancipada de Olinda em 1835, mas na verdade a data correta é 1935. A placa foi confeccionada durante a administração de Yves Ribeiro, entre 2005 e 2008, no primeiro mandato. A nova gestão assumiu em 2012 e seis anos depois, mesmo sendo avisados do erro grave sobre a história do povo paulistense, continua em deixar a placa errada.

É constrangedor que a cede da prefeitura mantenha por tanto tempo uma placa oficial com um erro de 100 anos na data de emancipação. A dúvida é se confeccionar uma nova placa é algo considerado irrelevante ou se os líderes desconhecem a verdadeira data de emancipação.

Confira abaixo a história que envolve a emancipação de Paulista:

Em 15 de novembro de 1913, Artur Herman Lundgren foi eleito Prefeito de Olinda e em 1919, também foi eleito Alberto Lundgren. O fato de dois membros da família terem assumido quase que continuadamente o comando do município, evidencia o poder da família. Em 1930 foram empreendidas gestões para proporcionar a autonomia da cidade, mas com a revolução isto não foi possível, voltando o município a sua posição de vila.

O desmembramento de Paulista do município de Olinda aconteceu na gestão do Prefeito Walfrido Advíncula no dia 04 de setembro de 1935 e em 1937 o Sr. Manoel Mendes de Bezerra assumia o cargo de Prefeito Constitucional do município do Paulista. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.