Trecho entre a ponte do Janga e praia de Maria Farinha pode ganhar ciclofaixa

 
Um vistoria técnica será realizada no próximo sábado (6), ao longo da Avenida Cláudio Gueiros Leite, na PE-01, a partir da entrada do bairro do Janga, até a praia de Maria Farinha, no município de Paulista, Grande Recife. A avaliação será feita pela Secretaria de Mobilidade e Administração de Paulista em parceria com a ONG Bike Anjo. O objetivo é implar uma faixa exclusiva para ciclistas na rodovia.
 
A malha cicloviária atual da cidade conta com apenas 6,8 quilômetros, construídos na PE-15. De acordo com a Prefeitura de Paulista, mais de 70% dos deslocamentos realizados no município são feitos através de veículos motorizados, resultando em congestionamento e poluição ambiental. Por isso, a construção de uma ciclovia surge como alternativa para melhorar a mobilidade urbana naquela localidade.
 
 
O Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife prevê a implantação de uma rede cicloviária complementar com extensão total de 25,8 quilômetros em Paulista. Sendo 16,5 quilômetros de ciclovia, 4,2 quilômetros de ciclofaixa e 5,2 quilômetros de ciclorrota. O município está inserido na bacia dos rios Paratibe, Timbó, e Igarassu, além de microbacias litorâneas. No estudo, esse trecho do Litoral Norte corresponde a um território de oportunidade para o turismo ecológico.
 
Além de ser uma localidade que deva atender às potencialidades estratégicas, a região deve corresponder às necessidades da população, como reinterna o articulador do Bike Anjo em Paulista, Paulo Marcelo Pontes. “Nosso objetivo é provocar a discussão com a sociedade civil porque o trânsito deve ser compartilhado com todos. É importante que a população possa expressar suas vontades e seus desejos acreditamos em uma cidades para as pessoas seguindo o que foi estabelecido no Plano Diretor, que foi elaborado com dinheiro público”, defende.
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.