• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Transferência da Caixa Econômica prejudica os idosos de Paulista

A agência da Caixa Econômica Federal localizada na Rua Siqueira Campos, no centro de Paulista, agora funciona no primeiro andar do Shopping Northway. A mudança não agradou parte da população que possuem conta no banco. A transferência da agência ocorreu no último dia 19 e recebeu críticas, principalmente por parte dos idosos.

A aposentada Gildete Pereira de 66 anos não aprovou a mudança e teme pelos riscos existentes para chegar à nova agência. “Não gostei da mudança. É perigoso, porque a gente tem que atravessar três faixas de pedestres para poder chegar. Tentei utilizar o caixa do idoso e estava desativado” lamenta.

A principal questão levantada por parte dos que não aprovaram a transferência é o fato de que para os que não possuem carro, é preciso passar por 3 faixas de pedestres com bastante movimentação de carros até chegar ao centro de compras. Em uma das faixas, o pedestre é obrigado a atravessar em apenas 11 segundos, quando o semáforo está vermelho e esperar por mais de 1 minuto até que possa continuar o caminho.

“Isso é muito errado. O sinal fecha muito rápido para o pedestre e demora muito para abrir. Eu fiz uma operação e tenho dificuldades para andar, não dá tempo. O idoso em geral se movimenta sem muita agilidade. O trecho antes do shopping tem muito desnível, isso aumenta o risco da gente se acidentar” detalha o aposentado Severino Vieira de 77 anos.

Há os que levantem o ponto positivo da mudança. “Hoje existem muitos assaltos à bancos. A agência sendo no shopping vai ficar mais seguro para quem precisar resolver alguma coisa no banco” defende o gerente de posto de gasolina, Vicente Neto, de 52 anos, que também reconhece que para quem utiliza o transporte público para se locomover e principalmente para as pessoas idosas, a mudança não foi benéfica.

Diante da dificuldade apresentada com a mudança da agência da Caixa Econômica Federal para o Shopping Northway, os responsáveis pela engenharia de tráfego da cidade devem reestruturar o tempo para que as pessoas possam atravessar a faixa de pedestres de forma segura. Além de campanha de conscientização para que os motoristas respeitem os sinais de trânsito e os limites estabelecidos pela faixa de pedestres.

Deixe uma resposta