• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Times pernambucanos se preparam para disputar a Copa do Nordeste

Foto: globoesporte.com

 

Mal acabou a temporada 2017, os times de Pernambuco já começam a se preparar para o próximo ano. Isso porque falta pouco mais de um mês para a Copa do Nordeste que já tem as presenças certas de Salgueiro e Santa Cruz, além do Timbu brigando por uma vaga com o Itabaiana. Já é possível saber quem serão os adversários dos três representantes do Estado, por para que os torcedores do Timbu, Carcará e Cobra Coral saibam o que terão pela frente.

Grupo A – Santa Cruz, CRB, Confiança e (Treze ou Cordino)

Campeão alagoano e garantido na Série B de 2018, o CRB será o adversário mais complicado para o Santa Cruz. Na teoria, os tricolores tem o grupo mais tranquilo pela frente, porém na prática, os alagoanos têm tudo para tornar a vida coral mais difícil. É bom lembrar que o Galo derrotou a Cobra Coral nas duas partidas que disputou pela Segundona deste ano. Em Maceió-AL, 1×0, e no Arruda 2×1 de virada. Os destaques da equipe são o atacante, ex-Sport, Neto Baiano, e Zé Carlos, que quase vestiu a camisa coral neste ano.

Se na Copa do Nordeste de 2017, o Itabaiana-SE precisou ser vencido na bola para de Anderson Salles, o Confiança promete dar ainda mais trabalho. Campeão Sergipano, justamente sobre o Itabaiana, o Dragão também vai encontrar os pernambucanos na Série C. Por pouco, o duelo não ficou reduzido ao Nordestão, porém nas quartas de final, o Confiança perdeu o acesso à Segundona para o São Bento-SP. O destaque no time sergipano é o meia Tito, vice-artilheiro da terceira divisão com oito gols.

A última vaga do Grupo A será disputada entre Treze-PB x Cordino-MA, nos dias 4 e 11 de janeiro. O jogo de ida será no Maranhão, então o Treze decide em casa. Ambos os times não tiveram uma boa temporada. O Galo paraibano sequer conseguiu se classificar para a Série D, por isso passou o segundo semestre sem jogos oficiais. Já o Cordino, representante maranhense na quarta divisão, foi eliminado na primeira fase do torneio em um grupo que tinha Santos-AM, Altos-PI e Tocantins-TO.

Grupo C – Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e (Náutico ou Itabaiana)

Mesmo antes do Náutico saber se vai conseguir disputar a Copa do Nordeste em 2018, o seu grupo já tem um favorito. O cabeça de chave do Grupo C é o Bahia, time que conseguiu a permanência na primeira divisão e, por pouco, não abocanhou uma vaga na Libertadores da América. Serve como prêmio de consolação que o Tricolor de Aço irá disputar a Copa Sul-Americana. E, no Nordestão, entra como o atual campeão. Difícil imaginar que algum outro clube entre com tanta pompa e investimentos. Os nomes fortes do elenco são Jean, Tiago, Renê Jr, Régis e Edigar Jr.

Apesar de menos ameaçador, é possível dizer que o Botafogo-PB deve incomodar o Timbu. O atual campeão paraibano escapou do rebaixamento à Série C e já começou a montagem do elenco para 2018 com o meia, ex-Sport, Marcos Aurélio. Sem dúvidas esse é o principal nome do elenco alvinegro para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Nordeste. Fecha o grupo o humilde time do Altos-PI. Campeão piauiense em 2017, o Jacaré até passou da primeira fase na Série D, mas acabou eliminado pelo Peixe da Amazônia-AP.

Grupo D – Salgueiro, Ceará, Sampaio e CSA

O Carcará também terá o seu adversário de Série A pela frente. Encabeçando o Grupo D está o Ceará que, ao garantir o terceiro lugar na Segundona carimbou sua presença na elite em 2018. Campeão estadual em cima do Ferroviário, o alvinegro entrou forte na Série B e venceu 19 das 38 rodadas disputadas, conquistando o acesso de forma antecipada. Sem dúvidas, o Vozão é o grande favorito para uma das vagas no grupo mais equilibrado da Copa do Nordeste.

Completam o grupo dois times que deixaram a terceira divisão em 2017: o campeão CSA e o Sampaio Corrêa. Vai ser difícil para o time do Sertão Pernambucano conseguir uma das vagas na próxima fase do Nordestão. No Azulão destacam-se atletas conhecidos do torcedor pernambucano como Leandro Souza e Daniel Costa. O atacante Michel foi o artilheiro do time com oito gols. Na Bolívia, Isac foi o grande marcador na Terceira divisão que tem Francisco Diá no comando. Flávio Araújo, conhecido pelos acessos conquistados, foi o comandante do CSA na campanha do título.

Confira os grupos da Copa do Nordeste de 2018:

Grupo A: Santa Cruz, CRB, Confiança e (Treze ou Cordino) 

Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo 

Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e (Itabaiana ou Náutico

Grupo D: Ceará, Sampaio Corrêa, Salgueiro e CSA

Deixe uma resposta