Seteq, em parceria com o Instituto Êxito, oferece cerca de 300 cursos gratuitos

Cursos totalizam mais de 600 horas de capacitação profissional aos trabalhadores interessados. As vagas são ilimitadas

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a necessidade de qualificação se torna essencial na busca por emprego. Sabendo disso, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), em parceria com o Instituto Êxito, está oferecendo cerca de 300 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. A capacitação é realizada de forma on-line, através da plataforma do Instituto Êxito.

Os cursos totalizam mais de 600 horas de conteúdo e os interessados têm acesso aos materiais didáticos, professores e especialistas em áreas que são bastante requisitadas no mercado. Segundo a Seteq, especialidades que estão disponíveis no curso como tecnologia da inovação, marketing, técnicas de vendas e atendimento possuem vagas sempre em alta nas Agências do Trabalho.

“Com a qualificação, o profissional já tem uma vantagem grande na frente dos outros concorrentes em busca de um emprego. O que observamos nas agências é que existem vagas, mas falta qualificação. Então é muito importante que os trabalhadores que querem uma oportunidade aproveitem os cursos gratuitos para sair da fila do desemprego”, analisou Alberes Lopes, secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco.

O catálogo de cursos é bastante variado, indo desde a formação pessoal e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, até a capacitação para microempreendedores. Também há capacitações voltadas para a geração de renda e gestão de negócios, além de conteúdos voltados ao empreendimento feminino e empoderamento da mulher no mercado de trabalho.

No ambiente existem trilhas educacionais, que facilitam a capacitação direcionada em determinada área criando um grupo de cursos que podem ser acessados pelo aluno. A plataforma pode ser acessada por computadores ou smartphones e o usuário poderá assistir a quantos cursos desejar.

Alberes Lopes destacou a importância de tirar um tempo do dia para desenvolver as habilidades profissionais. “Se você estudar pelo menos uma hora por dia, se der pelo menos uma hora do seu tempo, já vai fazer a diferença na sua vida, você já vai ter mais chance no mercado de trabalho. Quando os nossos jovens se estimularem mesmo a usar a internet para estudar, para aprender coisas novas, eles vão realmente se destacar na profissão”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação.

Segundo a Seteq, a plataforma é planejada para permitir ao aluno ou aluna a aquisição de competências e geração de trabalhabilidade, o que leva à criação de empreendimentos e geração de emprego e renda. Os cursos dão direito a certificado se o participante ver todos os vídeos propostos, responder a avaliação e atingir nota 7. Ou seja, o estudante recebe um ponto a mais para seu currículo e para sua vida.

Os interessados em participar dos cursos podem entrar no site do Instituto Êxito (https://www.institutoexito.com.br/home) e realizar o cadastro. Para mais informações, basta acessar o site da Seteq (http://www.seteq.pe.gov.br/) e selecionar o ícone do Instituto Êxito, na página principal. 

FONTE: FOLHA PE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.